Universidade de Caxias do Sul cuidando do teu futuro e do futuro da região
Em carta à comunidade, reitor Evaldo Antonio Kuiava detalha ações de manutenção do ensino e de apoio ao aluno, e projetos sócio-comunitários executados pela UCS durante a pandemia e anuncia medidas para o segundo semestre, reforçando o compromisso da Universidade com a comunidade acadêmica e regional. Atualmente, um terço dos estudantes de graduação da UCS desfruta de algum tipo de benefício para a progressão de seus estudos.
A Universidade de Caxias do Sul busca, continuamente, contribuir para a comunidade regional. Comprometida com as pessoas ao longo de seus 53 anos, consolidou-se como referência em Educação Superior, pesquisa científica e extensão acadêmica. Nossa responsabilidade hoje é com o projeto de vida de 25 mil estudantes (em graduação, pós-graduação e cursos regulares de extensão) e 15 mil pessoas e seus familiares, considerando postos de trabalho diretos e indiretos.
Neste momento de adversidades que a população mundial enfrenta, não poderia ser diferente. Readequando-se rapidamente à nova realidade, a UCS tomou uma série de providências para garantir a continuidade e qualidade do ensino aos seus estudantes, e também empreendeu medidas sociais de colaboração para o enfrentamento da pandemia que atinge a todos indistintamente.
Entre as ações comunitárias, em parceria com empresas e entidades, constam: o desenvolvimento de um ventilador pulmonar para abastecer a rede de saúde; a execução de coletas itinerantes e aplicação de testes de Covid-19; a fabricação de álcool em gel e de soluções antissépticas; a produção de Equipamentos de Proteção Individual; e a disponibilização do serviço de telemedicina, oferecendo atendimento gratuito à população.
As ações voltadas ao estudante, nesse período, receberam atenção especial. Considerando as necessidades acadêmicas e de apoio financeiro, destacamos a seguir as principais ações que foram planejadas e implantadas durante esse período.
Ações acadêmicas
Neste âmbito, a UCS realizou:
- a) A implementação de aulas síncronas on-line, desde 23 de março de 2020. Em um esforço conjunto, professores e estudantes seguem reunidos no mesmo horário das aulas presenciais, por meio de plataformas digitais. Compreendendo-se as limitações que o distanciamento social impõe, os resultados dos primeiros meses da experiência evidenciam um triunfo de resiliência e dedicação de docentes e estudantes.
- b) O fornecimento de kits de estudo de laboratório para a realização de atividades em casa, acompanhadas de forma síncrona pelo professor da disciplina.
- c) A disponibilização de softwares de suporte para disciplinas aos estudantes, com apoio contínuo das equipes de atendimento para o uso das plataformas de aprendizagem.
- d) A manutenção ininterrupta do atendimento remoto aos estudantes desde 20 de março de 2020, com canais de contato direto e permanente com coordenadores e professores.
- e) A implementação de serviço delivery de livros pelo sistema de bibliotecas e postergação dos prazos de devolução, evitando gerar multas aos estudantes.
- f) A preparação de protocolos de biossegurança para as atividades práticas.
Ações de apoio financeiro
No que se refere às questões financeiras, a Universidade:
- a) Construiu soluções individuais para todos os pedidos de renegociação financeira, solicitados por estudantes, pais ou responsáveis.
- b) Efetuou a universalização da isenção de multas, juros ou outros encargos incidentes sobre mensalidades não pagas no primeiro semestre de 2020.
- c) Realizou análises individuais para oferecer condições especiais aos estudantes que interromperam seus estudos ou que estavam inadimplentes, a fim de que estes retomassem suas atividades na UCS.
- d) Implementou desconto progressivo para ampliação de contratação de disciplinas, contribuindo para que o estudante acelere sua conclusão do curso e, com isso, o seu ingresso no mercado de trabalho.
- e) Oportunizou a concessão de seguro educacional gratuito aos estudantes que perderam o emprego, com encaminhamento a partir do recebimento on-line da documentação.
- f) Manteve o pagamento dos estagiários e bolsistas.
Programa de Benefícios aos Estudantes da UCS
Além de todas as medidas emergenciais, a UCS mantém disponíveis financiamento próprio, via Banrisul, e federal (FIES), bem como a concessão de bolsas de graduação próprias e pelo programa ProUni (do governo federal) e um extenso programa de descontos, a saber:
- a) contratação regular de disciplinas com 25% de desconto na matrícula, conforme data de contratação e créditos contratados.
- b) Programa de Segunda Graduação.
- c) Programa de Licenciaturas.
- d) descontos para pessoas vinculadas a empresas, entidades e órgãos públicos com os quais a UCS mantém acordos e convênios.
- e) descontos para integrantes de um mesmo grupo familiar.
- f) descontos para estudantes com 55 anos ou mais.
Para obter mais informações sobre os financiamentos e os programas de benefícios e apoio ao aluno de graduação, acesse o site da UCS (www.ucs.br), na aba “Ensino”, ou contate a Central de Atendimento pelo telefone (54) 3218-2145 ou pelo e-mail atendimento@ucs.br.
Alunos de pós-graduação também podem dispor de financiamentos e bolsas, para mais informações, acesse o site da UCS (www.ucs.br), na aba “Ensino”, ou contate a Central de Atendimento pelo telefone (54) 3218-2145 ou pelo e-mail atendimento@ucs.br.
Ressaltamos que, atualmente, mais de um terço dos 18.700 estudantes de graduação da UCS conta com algum benefício financeiro para a progressão de seus estudos, por meio de bolsas ProUni, FIES e outros descontos. No segundo semestre deste ano, serão oferecidas mais 1.034 vagas via FIES e 476 bolsas pelo ProUni.
Além disso, uma ampla política de renegociação de débitos é executada de forma permanente, visando à resolução de dificuldades que eventualmente possam ser enfrentadas pelos estudantes e suas famílias.
A Universidade oferece ainda outras oportunidades, como:
- a) a campanha Amigo indica amigo, com premiação ao aluno que indicar um amigo para estudar na UCS.
- b) O Incentivo Educacional UCS. Empresas Conveniadas, em que o aluno pagará somente 50% de sua mensalidade (a UCS subsidiará 25% e a empresa conveniada, 25%, que poderão ser restituídos à empresa com a utilização de serviços de assessoria, laboratórios e consultorias disponibilizados pela Instituição).
- c) O Programa Gestão de Oportunidades, Emprego e Renda, cuja finalidade é auxiliar o aluno no planejamento do futuro profissional, com a orientação de professores para ter acesso às melhores ofertas de mercado.
- d) Projeto Rotas Acadêmicas, no qual, a partir de site responsivo, os acadêmicos poderão acompanhar suas trajetórias curriculares e conferir oportunidades para qualificar o percurso de formação na UCS, desde a graduação, atividades complementares, pós-graduação e extensão universitária, a fim de ampliar a flexibilidade e a autonomia dos alunos no gerenciamento de suas atividades universitárias e de seus projetos de vida.
A Universidade de Caxias do Sul tem em seus estudantes e na sua região de abrangência as suas razões de ser. Com essa visão e impulsionada pela concepção de que as pessoas estão continuamente em movimento, alcançou a condição de universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas por dois anos seguidos (Ranking Universitário Folha) e foi incluída na lista das melhores universidades do mundo (ranking britânico Times Higher Education).
Em meio à crise mundial, a UCS manteve-se e mantém-se em movimento, cumprindo seu compromisso histórico de excelência no ensino e de geração de soluções para a sua comunidade.