UCS é a universidade mais inovadora do Brasil pelo 2º ano consecutivo
UCS
Pelo segundo ano consecutivo, a UCS conquistou a condição de Universidade mais inovadora do Brasil entre as comunitárias e privadas, conforme o Ranking Universitário Folha.
A avaliação é uma das mais importantes do País sobre o Ensino Superior. Foi divulgada na segunda, 7 de outubro. Ela considera, cinco critérios com pesos distintos para a formulação da nota geral:
- Pesquisa Científica
- Qualidade do Ensino
- Mercado de Trabalho
- Inovação
- Internacionalização
Além do 1º lugar nacional em ‘Inovação’, a UCS manteve posições de destaque obtidas nos últimos levantamentos, com o 6º lugar nacional no critério, conquistado ainda em 2018, entre as 197 instituições analisadas, incluindo federais e as estaduais.
Considerando-se o segmento das 92 instituições comunitárias e privadas pesquisadas, a UCS também repetiu o 6º lugar nacional na classificação geral, pelo quarto ano seguido.Também firmou presença entre as dez melhores do País nos itens ‘Pesquisa Científica’ e ‘Ensino’.
Em nível estadual, a UCS, também pelo segundo ano seguido, ficou em 1º lugar em ‘Inovação’ entre as instituições, à frente, portanto, das públicas. Na classificação geral, obteve a 6ª colocação. Entre as comunitárias e privadas, é a 3ª , em “Ensino” e “Mercado”.
Como funciona
O Ranking Universitário foi criado em 2012, pela Folha de São Paulo. Ele é anual e classifica as universidades públicas e as comunitárias ou privadas de todo o País a partir de uma nota geral. Essa nota é composta a partir das notas de cada um de cinco critérios. Por conseguinte, cada item tem sua própria classificação:
- Pesquisa Científica (42% da nota geral): avalia a excelência da pesquisa científica realizada pelas universidades em nove aspectos – total de publicações, total de citações, citações por publicação, publicações por docente, citações por docente, publicações em revistas nacionais, recursos recebidos pela instituição, professores bolsistas CNPq e teses defendidas por docente.
- Qualidade do Ensino (32% da nota geral): considera quatro componentes – opinião de docentes do ensino superior, percentual de professores com doutorado ou mestrado; proporção de professores em dedicação parcial ou integral; e desempenho do aluno calculado com base na nota do Enade – além de pesquisa Datafolha com mais de 2,1 mil docentes qualificados como avaliadores do MEC.
- Mercado de Trabalho (18% da nota geral): baseado em 6 mil entrevistas realizadas pelo Datafolha em 2017, 2018 e 2019 para obter a opinião de empregadores sobre preferências de contratação.
- Inovação (4% da nota geral): contabiliza o número de patentes pedidas pela universidade e quantidade de estudos realizados em parceria com o setor produtivo.
- Internacionalização (4% da nota geral): refere à média de citações internacionais recebidas pelos trabalhos dos docentes e ao percentual de publicações em parceria com pesquisadores estrangeiros no total de artigos acadêmicos publicados nos anos recentes.
Destaques UCS no RUF
Entre as 92 comunitárias e privadas
Brasil
- 6º lugar geral
- 1ª em Inovação
- 8ª em Pesquisa
- 9ª em Ensino
Rio Grande do Sul
- 3º lugar geral
- 1ª em Inovação
- 3ª em Ensino
- 3ª em Mercado
Entre as 197 universidades (incluindo públicas, federais e estaduais)
Brasil
- 6º lugar em Inovação
Rio Grande do Sul
- 6º lugar geral
- 1ª em Inovação
- 4ª em Mercado
Leia também:
Jornalismo também recebeu avaliações com destaque
Curso de RP é quatro Estrelas