Super-homem pede as contas
O jornalista Clark Kent, que nas horas vagas exerce a função de Super-Homem para salvar o mundo, pede demissão do jornal Planeta Diário onde trabalha desde o início da série de quadrinhos. A edição que exibe o episódio foi publicada hoje (24) nos EUA. O acontecimento pode ser levado como um alerta a possível crise dos jornais impressos. Também pode ser visto como uma crítica ao jornalismo, já que, segundo Scott Lobdell, atual escritor da série, o pedido de demissão foi motivado pela indignação de Clark ao perceber que o jornal passa a dar mais importância ao entretenimento do que às notícias. A informação prévia que circula é a de que o herói migraria para internet, criando um site de jornalismo colaborativo.
O episódio traz à tona a discussão sobre o papel do entretenimento no jornalismo, especialmente o impresso. Enquanto a visão dos quadrinhos tende para o lado negativo, a jornalista Fábia Dejavite, autora do livro “INFOtenimento, informação + entretenimento no jornalismo” apresenta a ideia de que esses dois fatores podem conviver de forma colaborativa, gerando equilíbrio. Em artigo sobre o livro, o jornalista José Augusto Mendes Lobato diz que a obra apresenta a ideia de que o jornalismo impresso atual busca, além da reformulação gráfica, a humanização dos textos de forma a torná-los mais agradáveis.
O debate presente tanto na ficção quanto nas obras acadêmicas apresenta o dia-a-dia dos profissionais da área, que observam e passam a se adaptar às constantes mudanças sofridas pela profissão.
Texto: Alana Bof
Foto: Reprodução/ Site Usatoday.com