RP Week por quem foi
A sala dos DA’s, localizada no bloco M da UCS, sediou, na última noite de quinta-feira, o RP Week. Você não está enganado, a maior semana de Relações Públicas do Brasil ocorreu no início deste mês, porém, o bate-papo com os alunos de RP da UCS que participaram do evento com os demais alunos que não puderam comparecer ao evento teve tantas informações que todos os presentes sentiram-se na própria RP Week.
Promovido pelo Diretório Acadêmico de Relações Públicas – DARP, o bate-papo buscou trazer aos estudantes de RP, o que foi o evento organizado pelo coletivo Todo Mundo Precisa de um RP. Neste encontro, temas como o lançamento do livro de Guilherme Alf, as diversas palestras, workshops, mesas redondas, visitas às agências e também o empreendedorismo em Relações Públicas foram abordados, assim como as vivências que as alunas Candice Giazzon, Caroline Piccoli, Priscila Barboza e o aluno Gabriel Mendez Piccoli tiveram na RP Week.
Fatos da semana
A primeira estudante a contar suas experiências foi Priscila Barbosa, que compareceu aos 7 dias do evento. Em sua fala, ela destacou alguns dos aprendizados obtidos, como a necessidade de todos estudantes e profissionais de RP falarem e defenderem sua profissão com ânimo, pois o Relações Públicas é “um profissional com algo a mais”.
Ao comentar como foi o workshop com Ariane Feijó, Priscila destacou pontos importantes da atividade, como a internacionalização da profissão, o fato de que o Brasil não está atrasado em relação aos outros países no mercado, mas “na verdade trabalha de forma diferente” e que o aprendizado da língua inglesa e a vivências de um intercâmbio são essenciais para a qualificação no mercado de trabalho.
A flexibilização da profissão de RP e como isso influenciaria no exercício da profissão, um dos temas que foi abordado na mesa redonda “Como a gente pode trabalhar junto para mudar o jogo?”, rendeu uma boa discussão entre os estudantes de RP. “Acho que quem estuda e procura conhecimentos acadêmicos para se profissionalizar é prejudicado pela flexibilização da profissão, pois o reconhecimento acaba por ser igual a quem não buscou a profissionalização, embora essa flexibilização pode trazer alguns benefícios”, comenta a escriturária de Relações Públicas, Tháfila Rodrigues, 20 anos.
Entretanto, a complexidade do assunto e o fato de que um simulado sobre flexibilização realizado no RPWeek ter constatado que a maioria dos estudantes de Relações Públicas eram a favor da mudança, acabaram gerando outros questionamentos: “o Relações Públicas não tem essa nomenclatura no mercado e, se houvesse a flexibilização, saberíamos nos encaixar melhor no mercado”, destaca Tháfila que finaliza: “acho que a flexibilização iria gerar mais oportunidades no mercado, mas no meio acadêmico isso seria negativo, pois o estudante de RP iria sentir-se desvalorizado”.
Seguindo o bate-papo, a estudante Caroline Piccoli relembrou as visitas às agências, onde, na sua maioria, os estudantes foram recepcionados pelos presidentes das empresas. Um dos fatos que chamou a atenção de Caroline na mesa redonda “A nova geração de RPs e o que ela pensa sobre o futuro da profissão”, foi que a maioria dos blogueiros que conduziram o encontro começaram seus projetos ainda estudantes. Segunda ela, “todos eles mostraram que tiveram coragem de colocar a cara a tapa” ao iniciarem seus projetos sem estarem formados.
A estudante Candice Giazzon, trouxe aos participantes do bate-papo uma das resoluções do workshop “Como empreender em Relações Públicas”, ministrado por Pedro Ponchno. Segundo ela, “é possível empreender em RP, pois se há vontade, deve haver iniciativa”. Este conceito contrapõe com outra frase marcante do workshop: “as pessoas têm ideias, mas não têm coragem”. O consenso entre os participantes foi único: as ideias são criadas para serem realizadas.
Gabriel Mendez Piccoli comentou sobre a palestra de Manoel Marcondes Neto, na qual temas como a mudança das relações públicas devido ao avanço dos meios como nos comunicamos e do papel que alguns RP’s estão desenvolvendo como administradores foram discutidos.
A palestra com Yacoff Sarcovas foi uma das mais comentadas entre os alunos, que ressaltaram ainda sobre as palestras de Carol Terra, Mauro Lopes, Caroline Andreis, Guilherme Maciell, Márcio Callage, Gabriel Araújo e Sidnei Oliveira. Entre vários temas apresentados, a unanimidade entre os alunos era uma: “o mercado é gigante e aberto” e o profissional de Relações Públicas “é mais do que podemos imaginar”.
Saiba mais:
Texto e fotos: Estevan Daneluz