Roupas e Histórias
Ao entrar no Brechó Villa Germânica o que não falta são roupas, bolsas e acessórios de todos os tipos para vender. Arrumados em cada canto do estabelecimento, a loja já faz parte do comércio de Caxias do Sul há 15 anos. Ana Mari Andrighetti trabalha no local há seis anos e conta que escolheu trabalhar em brechós pelo fato de estar cansada de entrar nas lojas e ver sempre as mesmas peças com as mesmas estampas. “Eu gosto do diferencial, adoro garimpar peças antigas e coisas diferentes”, diz a vendedora.
O brechó localizado no Bairro São Pelegrino, na Rua Pinheiro Machado, guarda peças que variam entre 1 e 250 reais. Segundo Ana Mari, não existe uma peça que venda com predominância. “Vendemos um pouco de tudo, ainda mais com a temperatura com muitos altos e baixos“, explica.
Durante o tempo que trabalhou ali a vendedora percebeu que comprar em brechós deixou de ser algo vergonhoso para se tornar algo da moda. Para Ana Mari, cada roupa tem uma história única, uma particularidade, e os clientes procuram por isso. “Muita gurizada de bandas de rock vem aqui pra buscar coisas diferentes e retrôs”, explica.
Outro público que costuma frequentar muito o Brechó Villa Germânica são os alunos do curso de Moda. Segundo a lojista, eles procuram pelas peças principalmente para customização, inclusive, foi em um dos eventos do curso que o Brechó Villa Germânica recebeu um cliente especial. “Em 2010 o estilista Ronaldo Esper veio aqui e não veio apenas visitar, ele levou três gravatas francesas e mais um casaco”, conta Ana Mari segurando a foto tirada no dia.
Além de vender para alunos de moda, bandas de rock locais e estilistas famosos, é o Brechó localizado na Rua Pinheiro Machado que fornece as roupas para o Natal Luz de Gramado. As roupas que são customizadas para o evento, muitas vezes saem dessa loja que guarda, além de roupas, muitas histórias marcantes e inesquecíveis.
Texto e foto: Luísa Biondo