Rock sinfônico: a combinação perfeita
Música de qualidade e 25 anos de história. Essas são algumas das semelhanças entre a Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul e a banda caxiense Apocalypse, que se encontraram na noite de domingo, dia 11, no teatro da UCS para um espetáculo de rock sinfônico. A apresentação, que encantou o público presente, contou com a participação especial do Coro Municipal de Caxias e fechou com ‘chave de ouro’ a temporada 2011 da Orquestra Municipal.
O rock sinfônico é um subgênero do rock progressivo e une dois estilos de música aparentemente opostos. O resultado, porém, é uma música forte, harmoniosa e empolgante. Na noite da apresentação a descontração do rock e a formalidade da orquestra dividiram o palco e foram aplaudidos de pé. Mais de 90 músicos se envolveram para o sucesso do espetáculo.
O maestro Gilberto Salvagni definiu o encontro da seguinte forma: “Música erudita com rock progressivo, vozes com sintetizadores, sopros com guitarras, juntos produzindo atmosferas sonoras profundas, agressivas, imponentes e complexas, um momento único na história da criação musical de Caxias do Sul”. Em um dia marcado pelas lembranças tristes do atentado às Torres Gêmeas de Nova York, ele disse que refletiu sobre a escolha da data, mas considerou que era uma boa oportunidade para homenagear a paz, já que na sua concepção, música é o contrário de violência.
Texto: Alana Bof
Foto e vídeo: Alana Bof