Respeito, Paixão e Pontos de Contato
A noite da última quarta-feira, 29 de outubro, não poderia ter sido mais inspiradora para os acadêmicos da Comunicação. Daniela Kramer, da General Motors, veio ao UCS Teatro, às 20h, para contar como podemos trabalhar “Transformando a Paixão em Resultados”.
Ideais transformam
A palestrante recebeu as boas vindas da coordenadora do curso de Relações Públicas, Jane Rech, e, em seguida, deu início à palestra contando sua história. Daniela confessou aos estudantes que, no início, queria fazer Odontologia, mas, no último dia para se inscrever no vestibular, resolveu que faria RP. Continuou, ainda, afirmando que demorou cerca de dois dias até tomar coragem para contar aos pais sobre sua decisão, já que eles acreditavam que ela havia se inscrito em um curso na área da Saúde. “Quando se acredita em um ideal e você passa isso para as pessoas, você gera transformações”.
Conexões essenciais
Daniela acredita muito que a essência da Comunicação está na relação direta que o profissional tem com o público e é justamente disso que depende a imagem da empresa. A relações públicas afirma que é importante achar um ponto de contato em comum com o público, criar conexões. “Precisamos de um “quebra-gelo”, um assunto inicial para criar relações”, comenta. Sobre isso, conta ao público sobre uma situação onde seu superior perguntou se ela assistia ao programa Big Brother Brasil, e ela hesitou por um momento antes de responder. Para sua surpresa, ouviu que deveria sim assistir, visto que todas as pessoas, das mais simples às mais sofisticadas, assistem ao programa e, por isso, ela sempre teria um assunto em comum para tratar com os mais diferentes públicos. Citou ainda a ocasião em que a General Motors patrocinou Grêmio e Inter, antes mesmo de abrirem sua sede no RS. Dessa forma, a empresa agradou boa parte dos gaúchos antes mesmo de se estabelecer no estado.
Antes de finalizar sua participação na Semana Acadêmica da Comunicação e passar para o momento reservado para as perguntas da plateia, a palestrante deixou algumas dicas, chamadas por ela de ideias finais:
• Invista nos relacionamentos.
• Pense, fale e atue de forma coerente.
• Informe-se.
• Observe.
• Respeite as pessoas.
• Respeite as tradições, mas experimente uma novidade. “É respeitando que a gente obtém respeito”.
Desperte paixões
Como mensagem final para os comunicadores que estavam no UCS Teatro, Daniela deixa claro que, para gerar resultados reais e promover com sucessos o engajamento, tem que haver paixão: “Descobrir a paixão e fazer as pessoas se descobrirem apaixonadas por isso”.
Texto: Carina Santos
Fotos: Hugo Araújo