Regionalização do Globo Esporte
O repórter da RBS TV Edmilson Ortiz protagonizou um bate-papo com os congressitas do Intercom Sul 2012 sobre a regionalização do programa Globo Esporte.
Durante a conversa, falou que a regionalização proporcionou o jornalismo com entretenimento, com um programa nacional apresentado de forma regionalizada e presença de conteúdos esportivos do mundo. Essa estratégia de apresentação reforça o noticiário da região e atinge o público alvo com uma visão local sobre fatos nacionais e internacionais, deixando o telespectador a vontade.
“Jornalismo é uma missão que ninguém cumpre sozinho”, afirmou Ortiz. Para isso, é preciso cooperação, responsabilidade e méritos coletivos. Além de que para a transmissão de matérias, a linguagem, o conteúdo e o relacionamento devem estar em equilíbrio.
Outro assunto abordado pelo jornalista foi a dinamicidade do telejornalismo. Nessa área, é recomendável fazer uso do maior número de recursos possíveis. O desafio do telejornal é explorar a criatividade sem perder o foco da notícia, assim como surpreender o espectador e familiarizá-lo com o programa.
Em relação à formação do profissional, ele disse que as faculdades precisam estar preparadas para formar não só jornalistas esportivos, mas profissionais que saibam trabalhar o esporte como entretenimento e negócio.
Texto e Foto: Taís Pellenz