Recordações fotográficas da Serra Gaúcha
Os detalhes dos primeiros colonos que povoaram a Serra Gaúcha podem ser conferidos na exposição Recordações: Imagens e Reminiscências da Imigração Italiana no RS, que teve início nesta terça-feira, dia 18, e segue aberta até o dia 24 de outubro, no Museu Municipal de Caxias do Sul. Os horários para conferir a exposição são de terças a sábados, das 9h às 17h.
A exposição apresenta um raro documento que guarda registros fotográficos de antigas colônias italianas no Rio Grande do Sul, retirado do acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, organizado pela Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura. A curadoria é de responsabilidade da coordenadora da unidade de Artes Visuais, Carine Turelly.
O documento é o Álbum Recordação das Colonias Conde DEu, D. Isabel, Alfredo Chaves, Antônio Prado e Caxias. Nele, estão reunidas imagens dos primórdios da imigração italiana no nordeste do RS, entre 1885 e 1900, que retratam a origem as atuais cidades de Garibaldi, Bento Gonçalves, Veranópolis, Antônio Prado e Caxias do Sul. O álbum contém 67 fotografias, em cópias de albumina, de provável autoria de Francesco Müscani e Giovanni Battista Serafini.
Doado pela família Darsie, o álbum pertencia a Eloy Ibanez Darsie e em 1977 tornou-se documento público. Em 2014, por meio de uma ação conjunta entre o Arquivo Histórico Municipal e a Moúsai – Associação dos Amigos da Memória e do Patrimônio Cultural de Caxias do Sul o projeto de restauração do álbum foi financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura com apoio da Randon S/A.
O evento é promovido pela Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria da Cultura, e integra a 8ª Semana da Fotografia.
Texto: Estevan Daneluz
Imagens: Divulgação