Que tal ser solidário?| Sala de Aula TXT #09
Solidariedade. Substantivo que indica a identificação com o sofrimento dos outros. E que é o carro-chefe do curta A Menina e o Armário, que teve seu processo de produção contado pelos acadêmicos Júlio Rodrigues e Renata Chies, do curso de Jornalismo da UCS, no 9° Sala de Aula desta temporada.
O curta mistura ficção e realidade, com pensamento central voltado para a solidariedade entre as crianças. Em meio ao universo infantil, recheado de fantasias, uma menina que tinha muitos brinquedos, mas que não tinha amigos. Diante disso, fica a lição de que ser solidário, e dividir o que temos com os outros, é essencial, já que não adianta termos muitos bens mas não dividirmos esses com os demais.
Para Carla Gilioli, a solidariedade é algo que está consigo desde muito cedo. “Minha mãe é líder da Pastoral da Criança e dedica uma parte do seu tempo, assim como o meu pai, para ajudar as crianças e suas familiares. Eu e meu irmão, desde pequenos, vimos nossos pais auxiliando pessoas que moram na nossa comunidade e necessitam de qualquer tipo de auxílio, e isso fez com que passássemos a ser solidários também”, conta ela.
A jovem também acredita que “a solidariedade é um passo para transformar a sociedade em que vivemos. “Quando pararmos de olhar somente para nossos umbigos e passarmos a olhar também tudo o que ocorre ao nosso redor, passaremos a fazer as pessoas mais felizes. Não precisamos somente fazer doações, mas ouvir o desabafo de alguém já é uma atitude solidária. E se você recebe um sorriso de volta, você se sentirá gratificado, realizado”, finaliza.
Clique aqui e assista ao Sala de Aula – A Menina e o Armário.
Texto: Matheus Teodoro
Arte: Estevan Daneluz