Projeto de Comunicação Interna para as Empresas Randon é desenvolvido por grupos de alunos do curso de Relações Públicas da UCS
Dois grupos de alunos do curso de Relações Públicas da UCS desenvolveram recentemente um Projeto de Comunicação Interna para as empresas Randon sob a orientação da professora Jussania Albé. O trabalho foi elaborado durante o estágio curricular obrigatório do curso que passou a ser integrado com a disciplina de Projeto Colaborativo, no novo currículo de RP.
Os acadêmicos que participaram desta etapa do curso tiveram a oportunidade de criar, em grupo, as suas próprias empresas de consultoria em comunicação interna para a realização das tarefas de estágio. Além disso, também participaram de oficinas quinzenais durante a disciplina de Projeto Colaborativo, que contava com profissionais de diferentes setores das Empresas Randon. Essa prática permitiu maior entendimento sobre as necessidades do campo e de melhorias na comunicação interna.
Um dos objetivos dos alunos era estimular um engajamento maior do público interno da Randon em iniciativas ambientais através do desenvolvimento de ações. Para isso, foram criadas duas campanhas intituladas “Pense Verde Randon” e “Randon + Verde”. As campanhas se concentraram em três fases. A fase 1 onde o objetivo era de informar e preparar o público interno para as ações, a fase 2 com o objetivo de oportunizar aos colaboradores o conhecimento sobre o que são iniciativas ambientais, mostrando como participar de modo frequente, dentro e fora da empresa, e a fase 3, onde a vivência era proposta. Algumas das ações abrangeram temas como: boas práticas ambientais para aplicar em casa, contribuição para diminuição dos impactos do gás carbônico, colaboração para a preservação da fauna e da flora silvestre.
Outra importante ação realizada pelos acadêmicos foi a campanha “Conecta”, onde eles criaram uma mascote para o Instituto Elisabetha Randon, que levou o nome de “Betha”. A ação teve como objetivo criar vídeos explicativos sobre o Instituto para levar ao público interno maior conscientização do seu propósito.
Para Eduarda Feix Heckler, aluna que participou do desenvolvimento do projeto, “ver como um setor de comunicação composto por mais de dez profissionais funciona foi um grande aprendizado, pois estivemos em contato com eles durante todo o processo de desenvolvimento do projeto. Para cada proposta colocada por nós, o setor nos mostrava como poderíamos fazer ela funcionar. Acredito que toda a turma irá levar esse conhecimento para o resto da vida, as aulas e orientações à distância foram feitas de uma forma incrível, estar trabalhando em grupos auxiliou muito e nos tirou o medo e a tensão de uma responsabilidade tão grande como estagiar na Randon”.
Já para Caroline Piccoli, uma das profissionais de comunicação interna das empresas Randon, “a experiência como cliente durante a disciplina de Projeto Colaborativo foi muito inspiradora e superou todas as expectativas, estar com uma turma tão dedicada foi gratificante e enriquecedor, houve muito cuidado, carinho e atenção com o projeto, que nos surpreendeu na qualidade técnica”.