Plano de Imagem e Crise para a Cervejaria Ordeo é realizado por grupo de alunos do curso de Relações Públicas da UCS
A disciplina de Gestão de Imagem e Crises, ministrada pela professora Jussania Albé, oportunizou aos alunos a realização de um plano para uma empresa atuante na região de Caxias do Sul, s produtora de cervejas artesanais Ordeo.
Para a estudante do curso de Relações Públicas, Patrícia Scariot, a oportunidade foi incrível, “nós tivemos a chance de aproveitar toda a base teórica aprendida em sala de aula e aplicar em um cliente real com negócio aqui na região. A professora nos deu o apoio necessário para a realização do trabalho, que foi feito em equipe. Todos se ajudaram em prol de um único objetivo, que foi o plano de imagem e crise para a Ordeo”.
O trabalho foi estruturado com base em um conjunto de ações. Dentre elas, foram realizadas entrevistas com o público cervejeiro, análise de cenário para estruturação de futuras estratégias, análise dos concorrentes, avaliação das tendências do mercado cervejeiro, sugestões de ações e novos produtos, estudo das redes sociais da empresa, análise do posicionamento da marca, mapeamento de públicos e construção de persona.
A RP Cláudia Mara Pontel, Diretora da Senso Comunicação, que presta serviços para a Ordeo, estabeleceu a relação entre a empresa e academia. Sua presença nas aulas contribuiu para o entendimento do mercado analisado e suas experiências na área agregaram muito conhecimento. Segundo ela “o comunicador precisa compartilhar os seus conhecimentos para que a área seja mais reconhecida, então nada melhor do que trazer para a disciplina a realidade de uma empresa local, para que os estudantes possam entender o quanto a profissão pode fazer diferença na vida das pessoas e de seus negócios. Antes de fazer um plano de comunicação, o profissional deve entender a realidade do cliente, o que é muito importante para que as ideias possam ser realmente desenvolvidas e materializadas”.