Eureka! Pensar pode ser revolucionário | #FrispitOutono
Boa tarde, Frispitianos! Seguindo o roteiro, sendo hoje, o segundo dia da semana do especial #FrispitOutono, vou falar sobre outonos passados. Resolvi escrever sobre vários assuntos, que no fim todos têm um objetivo parecido.
O primeiro deles é o dia internacional da ideia, ele é celebrado no dia 22 de maio, mas como a ideia é algo que não vivemos sem e precisamos dela para fazer praticamente tudo, não poderia deixar passar. O termo ideia deriva do grego “idea” ou “eidea” e significa uma representação mental de algo concreto ou abstrato. A ideia trata-se de um projeto, plano, opinião, conceito ou pensamento de uma pessoa. Essa pequena palavra de apenas cinco letras, vem com uma bagagem bem grande e a qualquer momento podemos estar tendo umas delas.
Ideias podem ser revolucionárias, importantes, ou nem tanto, mas para quem a teve, é claro, que vai achar realmente boa e que deve ser realizada. Muitos filósofos têm diversos pensamentos sobre o real significado da palavra ideia, vou colocar aqui para vocês um breve conceito do que eles acham. Segundo Locke, as ideias são aquilo que pensamos, algo de que a mente se ocupa. Platão diz que as ideias são os únicos componentes para sabermos que estamos no mundo real. E por fim, Descartes comenta que as ideias são simplesmente o que está na mente de qualquer ser pensante.
Vou contar para vocês a história de uma grande ideia, que tenho certeza, todos agradecem quem a colocou em prática. Estou falando de algo que usamos praticamente todo minuto, antigamente era usada somente para trabalhos, mas hoje, ela é cem por cento ativa em nossa vida. Se você pensou na nossa querida Internet, acertou! Há alguns anos atrás, ela estava somente em computadores, em casa ou no trabalho. Nos últimos anos, cresceu do notebook que você leva para o escritório; até o smartphone que você leva no bolso.
A Internet nasceu a partir de pesquisas militares no auge da Guerra Fria. Na década de 60, mais precisamente em 1969, dois blocos ideológicos e politicamente antagônicos tinham um grande controle e influência no mundo. Eles necessitavam de inovação, de qualquer instrumento que fosse ajudar na batalha liderada pelos Estados Unidos e pela União Soviética. As duas potências sabiam da necessidade e êxito dos meios de comunicação naquele momento. Pensando nisso, o governo dos Estados Unidos estava preocupado com um ataque russo ás suas bases militares. Um ataque poderia tornar público informações secretas, deixando o país sem defesa. Assim, foi projetado, um modelo de compartilhamento e troca de informações que permitisse a descentralização das mesmas. Caso fossem atingidos, as informações arquivadas ali não estariam perdidas.
Não agradecemos á guerra, mas somos gratos á quem teve essa excelente ideia que hoje em dia nos deixa muito próximos de quem está longe. Diante desse grande feito, foi decidido que o dia internacional da Internet é comemorado em 17 de maio.
Um último grande feito e consequentemente uma grande ideia, foi de Jeffrey Lieber, J.J. Abrams e Damon Lindelof, se você é um fã de carteirinha, já sabe sobre o que estou falando. Esses três caras que mencionei acima foram os criadores da série Lost. Premiada como uma série de televisão norte-americana de drama e ficção científica, a série contou a vida de sobreviventes de um acidente aéreo numa misteriosa ilha tropical. Com filmagens no Havaí e um grande elenco, Lost é uma das séries mais caras produzidas até hoje.
Com início no ano de 2004, a série iniciou um estilo diferente de contar as histórias de seus personagens. Primeiro, mostrava a luta dos 48 náufragos do desastre para sobreviver e viver juntos na ilha. Segundo, a vida dessas pessoas antes do acidente, através de flashbacks dos mesmos. Com seis temporadas de grande sucesso e um total de 121 episódios, o drama teve seu grande final exibido no dia 23 de maio.
Nosso rápido momento de lembranças dessa semana da #FrispitOutono acaba por aqui, espero que tenham gostado de relembrar sobre os outonos passados. Vamos ficar na esperança de mais inovações e ideias grandiosas, até breve.
Leia mais:
Querida Kitty! | #FrispitOutono
If you can dream it, you can do it! | #FrispitOutono
Entre Tangos & Tragédias | #FrispitOutono
Dias de um passado esquecido | #FrispitOutono
Texto: Marina Nunes – ama quem inventou a Internet e começou a assistir Lost somente este ano.
Imagens: Divulgação