Orquestra de Câmara Fundarte em Caxias
A Orquestra de Câmara Fundarte apresenta composições europeias e brasileiras no concerto que vai acontecer no próximo domingo, 16 de setembro, às 19h na Igreja dos Capuchinhos. A cultura italiana vai marcar presença na abertura com composição de Vivaldi. A regência será do maestro Borges Cunha e o destaque da noite é o violinista William Kisaki, de apenas 16 anos. Ele vai apresentar um solo da obra Tambourin Chenois. A entrada para assistir ao concerto é franca.
William é bicampeão do concurso Jovens Solistas Fundarte, que está com inscrições abertas até o dia cinco de outubro. O objetivo do concurso é revelar novos talentos musicais. Podem se inscrever jovens de até 23 anos em qualquer instrumento. Os vencedores irão participar de concertos da série Sesi Catedrais 2013. Informações sobre a inscrição e o regulamento completo estão presentes no site.
Curiosidade: orquestra de câmara
Câmara, neste caso, quer dizer quarto, sala pequena. Portanto, a orquestra de câmara tem uma composição de músicos menor que as outras orquestras, ela pode se apresentar em ambientes relativamente pequenos. O número de integrantes varia, normalmente, de oito a 18 músicos e ela costuma possuir apenas um tipo de instrumento (corda, percussão etc.).
Texto: Alana Bof
Foto: Claudio Etges/ Divulgação