O mundo na Feira do Livro
Hoje é o dia nacional do livro. E para celebrar, vamos falar do maior evento do Estado dedicado à literatura. A feira do Livro de POA, que teve inicio na última sexta-feira (26/10) reuniu um grande público no último domingo (28). Além da grande extensão, o quadro para que os visitantes deixem a sua assinatura ou autógrafo desperta interesse. Outro setor diferenciado é a área internacional, com editoras multilínguas e algumas dedicadas a idiomas específicos.
Uma das bancas pertence ao instituto Goethe, da Alemanha. O bibliotecário alemão Uli Kaup, que veio representar o estabelecimento na Feira, comentou que além dos livros, o instituto traz para a capital gaúcha uma ampla programação cultural relacionada à tradição alemã. A banca é decorada com desenhos de bicicletas, um meio de transporte bastante utilizado no país germânico. Segundo ele, a busca dos livros aumentou nos últimos anos. O dicionário é o artigo mais procurado.
Há quase 12 anos, também está presente na feira a banca Pro Sapiens, dedicada a língua Italiana. A ajudante da feira Sonia Pereira conta que a procura é grande, considerando a especificidade do assunto. Em 2005, ano em que a Itália foi homenageada na Feira, as vendas aumentaram consideravelmente. Assim como na banca alemã, dicionários e livros de gramática são os que tem mais saída.
Porém, durante o domingo, a banca mais movimentada foi a da Livraria Francesa. Obras relacionadas à Filosofia e História despertam interesse, mas o record de vendas é do livro Le petit Prince. “A procura sempre aumenta. Temos clientes fiéis, mas o espaço diminui”, desabafou o representante da livraria, Marco Antonio P. Lima.
A feira do livro de Porto Alegre segue até o dia 11 de novembro.
Texto: Alana Bof e Luísa Biondo
Fotos: Alana Bof