O jornalista empreendedor
A Sala Florense recebeu na tarde de ontem, 22 de abril, a assessora de comunicação Daiane Silva, que ministrou uma palestra com o tema “Jornalismo online e empreendedorismo”. Com foco em um de seus sites, o Cambará Online, Daiana falou sobre sua experiência com assessoria de imprensa e de como foi a criação do portal, que fornece informações turísticas sobre toda a região dos Campos de Cima da Serra
Daiana conta que a ideia do Cambará Online surgiu a partir da necessidade da área, rica em parques ambientais e formações naturais, como o cânion do Itaimbezinho, de se promover para o Brasil, já que a localização era mais conhecida e visitada por estrangeiros do que pelos próprios gaúchos, por exemplo.
Jornalista por formação, ela conta que se viu no outro lado da moeda ao aceitar o trabalho, em princípio criado a pedido da prefeitura de Cambará do Sul. Ao invés de fiscalizar o poder público, agora estava dentro dele. Ela conta também que, no início, foi criticada por seus pares. “O empreendedor da comunicação é mal visto, porque existe essa consciência de que o jornalismo é para mudar o mundo. A academia insiste que jornalista deve trabalhar em jornal”, confessa.
O início foi árduo. Daiana teve que levantar dados de mercado e indicadores da região partindo do zero. Seu site funciona da seguinte forma: o estabelecimento ou prestador de serviços da região paga para ter seu conteúdo divulgado no espaço web. E o mais difícil na conquista desses clientes foi o processo de mudança na mentalidade dos comerciantes, que viam a internet com desconfiança e descrença. A solução encontrada foi investir no atendimento especializado, na conversa cara a cara, explicando exatamente como o projeto funcionaria.
Incomodada por não encontrar sites completos, com o máximo de informações sobre um determinado tema, Daiane conta que criou o site pensando no que ela, enquanto usuária, gostaria de encontrar. Assim, explica que o Cambará Online segue um esquema “passo a passo” sobre a região, é um guia linear. Outro serviço paralelo ao site é um blog, onde ela divulga relatos pessoais sobre suas experiências nas atrações turísticas da área.
O trabalho, hoje, colhe seus resultados. O Cambará Online computa 190 mil acessos anuais, que, destaca Daina, é um número alto considerando a segmentação do conteúdo do portal. Ela agora tenta atrair como anunciantes empresas de grande porte relacionadas a ecoturismo.
A ressalva de Daiana para com o portal fica por conta de problema com interatividade. O cadastro dos usuários, necessário para controlar o fluxo de acesso, por exemplo, tem poucos participantes. Para Daiana, a provável causa disso é o fato de as pessoas não gostarem de deixar suas informações em qualquer lugar. A solução encontrada foi operar em paralelo no Facebook, onde os resultados em termos de interatividade são muito mais expressivos. Nesse aspecto, ela ressalta que os assessores hoje são obrigados a trabalhar com redes sociais. “Mas é preciso saber a forma correta de se comunicar com essas ferramentas, no limite do não formal e do não coloquial”, revela.
Como conselho para o futuro profissional da comunicação, Daiana insiste que se especialize em tudo, para se tornar o profissional mais completo possível. “Tente fazer de tudo, mesmo as coisas mais chatas. Agora é a hora de errar. Se quer descansar, mude de curso. Nunca mais você vai desligar o celular”. Sobre essa questão da incerteza de horários e de volume de trabalho, ela ainda acrescenta: “Jornalismo é como ter um filho. É trabalhoso, mas quem tem diz que é a melhor coisa do mundo”.
Texto: Pedro Rech
Fotos: Hugo Araújo