Narrativas e memórias
O título da obra já exprime o seu espírito. Nelson Borghetti: A Trajetória de Um Visionário narra a vida do empresário que projetou a cidade de São Marcos para o mundo, ao criar a empresa Master Power em 1966. No dia em que ele completaria 80 anos (ele faleceu em 2008), sua família, a idealizadora do projeto, lhe presta uma homenagem em um jantar comemorativo. O evento, que ocorre nessa sexta-feira (8/11), na Associação dos Motoristas São-Marquenses, contará com a presença de seus filhos Eduardo Letti Borghetti, Ricardo Letti Borghetti e Ana Paula Borghetti, e da esposa Neura Letti Borghetti.
Ricardo conta que a ideia de escrever um livro sobre a história de seu pai surgiu da vontade de deixar registrado os fatos que marcaram a vida de Nelson e daqueles que o conheceram. “É uma história de muita perseverança e dedicação na busca de um sonho. Para a família e colaboradores da empresa, ele deixou um exemplo de conduta humana que nos serve como inspiração na condução dos negócios, bem como de relacionamento interpessoal e de valorização do ser humano”, afirma. Ricardo, juntamente com Eduardo, é diretor da empresa. A Master Power é uma empresa que atua na fabricação de turbos para motores. (Confira mais informações no site oficial).
O projeto
Mas a história contada no livro vai ainda além do perfil de Nelson Borghetti. A jornalista responsável pela pesquisa do projeto, Vera Mari Damian, explica que a obra tem três divisões principais. No início, há uma retrospectiva da colonização italiana no Nordeste do Rio Grande do Sul, que explica o surgimento do espírito empreendedor na região. “Para esta etapa eu contratei a historiadora Sonia Fries, que trabalha no Arquivo Histórico de Caxias”, diz. “Também pesquisei muito no Arquivo Histórico de Caxias e com fotógrafos e historiadores de São Marcos para constituir o conjunto de imagens relacionadas às épocas.”
Na parte central do livro encontra-se a história pessoal de Nelson Borghetti. “O texto tem um viés humano que acaba contextualizando seu exímio caráter, capacidade e criatividade”, diz Vera a respeito de Nelson. Nesse capítulo também consta a história da empresa, que, conforme a jornalista, demonstra a “evolução tecnológica do ‘know how colonial’ a ‘empresa de classe mundial’, passando por toda a cultura de Cidade dos Caminhoneiros – que tipifica São Marcos”.
O livro tem ainda a transcrição de partes das 20 entrevistas realizadas ao longo de sete meses, nas quais Vera contou com o auxílio do jornalista Guilherme Arruda. As transcrições foram feitas pelo também jornalista Emerson Santos. Para finalizar, há uma linha do tempo da vida de Nelson e da empresa Master Power, entre outros materiais anexos.
Na introdução do livro, Vera resume a impressão que fica de Nelson Borghetti após conhecer a sua historia: “Se pioneiros são guerreiros, Nelson Borghetti é exemplo de um guerreiro do trabalho e do coração, e sua história merece ser conhecida e reverenciada”.
Texto: Sabrina Didoné
Foto: Reprodução