Narrativa Jornalística com editora do ZH.com
Os alunos de comunicação tiveram a oportunidade de participar da palestra sobre redação multimídia com Marlise Brenol, editora do Zero Hora.com, no dia três de maio, no Auditório do Bloco E.
A jornalista Marlise passou por experiências na TV e assessoria de imprensa até se encontrar na área online, onde descobriu diferentes possibilidades de linguagens e narrativas. A partir de setembro de 2007 a Zero Hora passou a ter edição digital e, desde então, Marlise coordena a equipe. Para ela, a web além de ser um canal de comunicação que serve para associar o conteúdo de qualidade e de precisão para os leitores, implementa o jornalismo multimídia.
Segundo Marlise, o profissional multimídia não precisa ser um super-herói dotado de multimãos que tenham todos os instrumentos para transmitir um jornalismo de qualidade em variadas plataformas. O profissional multimídia deve ter a sensibilidade de fazer o uso do material jornalístico na hora certa. No jornal Zero Hora, há uma redação organizada que apura e dispõe o conteúdo ao leitor para dar suporte ao jornalista multimídia.
Uma cobertura completa de uma notícia tem mais que um lead, esse tipo de cobertura localiza, narra, conecta, interage, explica, ilustra e empacota a notícia para que o receptor se envolva. Há ainda a cobertura de explosão, o hard news, que conta uma notícia imprevista. E a cobertura de planejamento que tem a possibilidade de trabalho com antecedência.
Para a integração efetiva entre jornalismo online e impresso é necessário uma redação unificada, uma equipe de mesmo direcionamento editorial, fazer com que a produção de conteúdo seja independente da plataforma. Marlise disse que o leitor web é mais interativo, o público tem mais liberdade para criticar, pois está a um clique para entrar em contato com a redação.
Texto: Taís Pellenz
Fotos: Rodrigo Onzi