• Sobre
  • Trabalhe Conosco
  • Contato

Frispit | Comunicação UCS

  • Publicações
  • TV
  • Monografias
  • Rádio
  • Offset

Na Teia do Destino

  • por Frispit
  • em Destaques
  • — 2 abr, 2013

As últimas obras da lista dos dez filmes noir obrigatórios foram os pilares que firmaram o gênero. “Relíquia Macabra” estabeleceu seus códigos, “Pacto de Sangue” o elevou à categoria de “arte” e “A Morte Num Beijo” e “O Grande Golpe” o distorceu e renovou. O filme de hoje, porém, representou o primeiro passo em outro sentido: sua subversão.

6º – Na Teia do Destino (The Reckless Moment) – 1949
Esqueça os becos imundos, o submundo do crime e as investigações enroladas. O sensível e sutil “Na Teia do Destino”, do alemão Max Ophüls, se passa quase que inteiramente nos subúrbios norte-americanos, no seio da família nuclear. Um dia, a matriarca, Lucia (Joan Bennett), encontra o corpo do amante que sua filha rebelde acidentalmente matou. O elemento noir entra quando Martin Donnelly (James Mason), trambiqueiro amigo do falecido, passa a chantagear Lucia. Ao longo do tempo, porém, Martin comove-se com a simplicidade da vida doméstica de Lucia e decide ajudá-la.
Se entendermos o papel da femme fatale como a mulher que seduz e destrói a vida de um homem, a grande crítica por trás de “Na Teia do Destino” fica clara. Aqui, a femme fatale seduz pela sua bondade, e não por seu sex appeal, e destrói o homem por incutir nele o desejo de fazer o bem, e não por corrompê-lo. Colocando nesses termos, Ophüls sutilmente aponta o alto teor de misoginia que impregna o gênero desde a sua fundação. Também há outro aspecto crítico na obra, já que, ao longo do filme, pessoas dispensáveis precisam ser sacrificadas para que a ordem e a unidade familiar possam continuar intactas. A família, símbolo da sociedade norte-americana, justifica o sangue derramado para mantê-la?

Confira abaixo o trailer original do filme.

Veja mais: Outro diretor notável, Nicholas Ray, também subverteu o gênero e o levou a lugares nunca antes explorados. “Cinzas Que Queimam” (On Dangerous Ground), de 1952, por exemplo, é um estudo notável de como o combate à imundície das ruas acaba por também por tornar imunda a própria força policial. Veja o trailer aqui. O noir mais famoso de Ray, “No Silêncio da Noite” (In a Lonely Place), de 1950, vai um passo além ao realizar um complexo estudo de personagem e das origens da psicopatia. No enredo, o roteirista Dixon Steele (Humphrey Bogart) é o principal suspeito de ter brutalmente assassinado uma jovem. Sua vizianha, apesar da suspeita, se apaixona por Dixon. Seu comportamento violento, contudo, a faz desconfiar cada vez mais de sua inocência. Veja o trailer aqui.

Texto: Pedro Rech
Imagem: Divulgação

Compartilhe nas suas redes sociais!

  • Compartilhar
  • Tweet
  • Pin
0shares

Tags: 1949cinemacinzas que queimamdez filmes obrigatóriosin a lonely placejames masonjoan bennettMax Ophülsna teia do destinonicholas rayno silêncio da noitenoiron dangerous groundthe reckless moment

Posts Relacionados

  • Bicicleta: uma opção de transporte 28 mar, 2012
  • Confira os ganhadores do III Festival Cine Trash 21 out, 2018
  • Dia do trabalho 1 maio, 2013
  • Concurso de aniversário 7 maio, 2013

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • História anterior Leão Verde Social
  • Próxima história Prêmio ABRP
  • Rádio

  • Plano Geral

  • Último vídeo

  • Agenda

    janeiro 2021
    S T Q Q S S D
    « dez    
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • TWITTER

    Tweets de @frispitucs Follow @TwitterDev
  • Nuvem de TAGS

    Agenda Combo Frispit Destaques Edição 1 Eu jornalista! Eventos Leia ainda Monografias Notícias Offset - cidadania Offset - ciências Offset - cultura Offset - esporte Offset - lazer Offset - tecnologia Offset – futebol Offset – games Offset – saúde Publicações Reportagens Especiais Rádio Sala de aula Sala de aula ao vivo Semana acadêmica Sem categoria UCS Web TV
  • Lista de Links

    • Blog da maria frô
    • Blog do Altamiro Borges
    • Blog do Esmael
    • Blog do Mello
    • Blog do Sakamoto
    • Blogueiras Negras
    • Brasil 247
    • Brasil de Fato
    • Carta Capital
    • clic RBS.com
    • Diário do Centro do Mundo
    • Empório do Direito
    • Escrivinhador
    • Estadão
    • Folha de S. Paulo
    • Geledes
    • Hariovaldo Almeida Prado
    • Jornal O Globo
    • Jornalistas Livres
    • Justificando
    • Le Monde Diplomatique – Brasil
    • Luis Nassifi – GGn
    • Mídia Ninja
    • Nocaute
    • O cafezinho
    • Outras Palavras
    • Portal da Imprensa
    • Prisma
    • RBA _Rede Brasil Atual
    • Revista Forum
    • Tá na Pauta
    • TVT – TV do Trabalhador
    • Ultrajano
    • Vermelho
    • Viomundo
  • RSS Notícias

    • Vice-presidente dos EUA se recusa a invocar 25ª emenda para remover Trump
    • Yane Marques é eleita presidente da Comissão de Atletas do COB
    • Mike Pence diz que não invocará 25ª Emenda para remover Donald Trump
    • Saída da Ford mostra que governo não aponta caminho para industrialização no Brasil
    • Segunda onda no Brasil: Gráficos mostram evolução de casos e mortes por coronavírus no país
    • Coronavírus na África: siga, com mapas e gráficos, a situação da pandemia no continente
    • Série B: Brasil de Pelotas vira sobre Juventude e respira aliviado
    • MG vai facilitar operação de fretados e apps conhecidos como 'Uber de ônibus'
    • Suspeito por morte de genro de Castor de Andrade é preso na Bahia
    • Associação de supermercados lança manifesto contra aumento do ICMS em SP
  • INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVAS NOTÍCIAS!

    Deixe aqui seu e-mail para ser avisado em primeira mão sobre as novas notícias do Frispit.
  • Parceiros

    Alguns direitos reservados, Frispit 2015