Música Reinventada
Com o objetivo de incentivar a aplicação do tripé educação, arte e ecologia, o grupo Ciclo Natural concedeu, no último domingo (20), uma oficina demonstrativa de construção de instrumentos musicais com materiais recicláveis. O evento fez parte da programação do Festival Brasileiro de Música de Rua e foi realizado no Bergson hotel. Cerca de 20 pessoas participaram das atividades, observaram a construção dos instrumentos, puderam tocá-los e apreciaram a música produzida pelo grupo.
Os cariocas Marco Arruda e Ciro Kastrup ministraram a oficina e demonstraram a construção de quatro tipos de instrumentos: idiofones (o próprio material vibra), membranofones (membrana vibra), cordofones (cordas vibram) e aerofones ( o ar vibra). Alguns exemplos nada convencionais foram apresentados como uma cortina de chaves, um raio X e um conjunto de tampas de plástico. Alguns cordofones foram produzidos com latas de panetone e achocolatado.
Em conjunto, os instrumentos produziam músicas sonoras. Até canudos viraram mini saxofones.
Para Marco Arruda, a música pode estar em todos os lugares, produzida por materiais diversos, não precisa necessariamente seguir à risca as leis ou regras pré-determinadas. “Precisamos olhar para os materiais e dar novos significados para eles”, comenta.
Texto e fotos: Alana Bof
Confira a galeria de fotos:
Texto: Alana Bof