Manhã de Aquarela
A união do erudito e do popular conseguiu agrupar todas as gerações em torno da música para comemorar a chegada da estação mais colorida do ano: a primavera. Ontem, dia 21 de outubro, o domingo amanheceu nublado. Porém, a presença das cerca de 5 mil pessoas no campus da UCS, juntamente com as flores entregues aos participantes, contrastou com a manhã acinzentada. O motivo: a apresentação da Orquestra da Universidade com o cantor e compositor Toquinho, um dos maiores ícones da MPB. Realizado a céu aberto, no estacionamento da UCS TV, o evento não teve os dois riscos de chuva, nem o sol amarelo, eles estavam presentes apenas na música mais aguardada do concerto. A temperatura permaneceu agradável.
Toquinho cantou e tocou grandes sucessos de sua carreira, inclusive composições feitas com Vinícius de Moraes. Entre uma música e outra, contou histórias e aventuras de sua vida e da parceria com Vinícius. Com o passar do tempo, as pessoas foram perdendo a timidez e embaladas pela música arriscaram alguns passos de samba.
Outros elementos também marcaram presença: a tradição do chimarrão e os cachorros, que se sentiram em casa nos gramados do campus. Não houve latidos. Choros também não foram percebidos, mesmo com a grande quantidade de crianças, o que demonstrou como Toquinho e música clássica encantam até as novas gerações.
Aquarela, a música mais aguardada da manhã, fez o público cantar junto, relembrar a infância e aproximou casais, que dançaram como na foto ao lado.
Nos bastidores após o ensaio realizado no UCS teatro, apesar de cansado, Toquinho demonstrou simpatia com os músicos que pediram autógrafos e tiraram fotos. Antes de entrar no palco, ele concedeu uma entrevista para a Frispit TV. Confira abaixo o vídeo com as palavras do cantor e os melhores momentos do concerto, além da galeria de fotos.
Texto e fotos: Alana Bof e Luísa Biondo