#IncluiComunicaçãoPública
A comunicação pública envolve muito mais que o repasse de informações à população. Ela envolve um processo onde as mensagens transmitidas são de puro interesse ao público. E fazer com que esse tipo de comunicação seja cada vez mais acessível é um tarefa importante, de responsabilidade tanto do governo quanto dos comunicadores. E é por esse motivo que o projeto Incluicomunicaçãopública foi lançado, para que assim seja incluída uma disciplina desse cunho nas escolas de comunicação.
A ideia surgiu através de pesquisa com uma população mais humilde, onde as famílias são todas beneficiárias do Programa Bolsa-Família, a fim de demonstrar o nível de acessibilidade das informações de interesse público. A idealização do projeto se dá ao Observatório Latino Americano de Indústria de Conteúdos Digitais e das rodas de conversa de seus participantes. Inclusive o coordenador do curso de Jornalismo da UCS, Álvaro Fraga Moreira Benevenuto Junior, é um dos apoiadores e idealizadores do programa, lançada última Intercom em setembro.
Com apenas um mês o projeto já atingiu um recorde de público, em uma campanha baseadas em vídeos gravados com professores e coordenadores de escolas, faculdades e universidades de comunicação. Inclusive foi tema também durante a Semana da Democratização da Mídia, que teve palestras em Caxias do Sul.
Além do Observatório, há outros apoiadores como a própria Intercom, a EBC, Ministério das Comunicações, a FRENAVATEC entre outros.
Você também pode ficar por dentro da campanha através das páginas no Facebook de alguns apoiadores: FNDC Democratização da Comunicação, Comsefe Senado, Barão de Itararé.
Texto: Alana Rodrigues
Imagem: Divulgação