Imigração desenhada
Há 140 anos, pisavam em solo gaúcho os primeiros colonos vindos diretamente da Itália. Independente do motivo que os trouxeram para cá, seja a pobreza ou a esperança de uma vida melhor, foram eles que deram os contornos a maioria das cidades da serra gaúcha de hoje em dia. E buscando retratar toda essa história é que o publicitário e professor da Universidade de Caxias do Sul, Eduardo Luiz Cardoso, escreveu o livro “Assim na Serra como no Céu: A chegada dos Imigrantes”. De uma maneira inovadora, ele conseguiu representar em quadrinhos, muito da história que é ensinada nas escolas e até mesmo nas famílias de descendentes italianos.
A inspiração para a produção do livro surgiu através das longas conversas com o seu avô depois dos jantares, onde ele contava histórias sobre a imigração e que muitas vezes Cardoso chegava a duvidar. “De algumas eu duvidava, mas elas me despertaram a curiosidade, acabei indo atrás e comecei a pesquisar sobre elas”, explicando como começou o processo de coleta de informações sobre o tema. Relata também que diferente do que muitos pensam, a primeira cidade a ser colonizada na serra foi Farroupilha, cenário onde se passa a sua história. Os três protagonistas da aventura – Stefano Crippa, Tomaso Radaelli e Luigi Sperafico – e suas respectivas famílias, foram realmente inspirados em personagens reais, que ajudaram a colonizar a cidade.
A intenção é que esse seja só o primeiro de uma série de livros intitulada Assim na Serra como no Céu. O período retratado nesse livro inicial, vai de 1870 até 1900 e o plano de Cardoso é que o próximo apresente a emancipação de Farroupilha, conceituando o intervalo de tempo entre 1900 e 1934. Com isso, ele acredita que tanto quem é morador da cidade quanto quem vem de fora pode se identificar e ficar sabendo mais sobre a cidade e os anos retratados.
Além das histórias presentes no livro, o autor comenta também sobre as lendas famosas da cidade, que também ouviu de seu avô, e sobre o desejo de retrata-las em HQs. Tendo como inspiração a antiga Revista Calafrio ele pretende por no papel, algumas histórias como a da boneca exposta num dos museus da cidade e que muitos juram já ter visto ela se mexer, entre outras histórias famosas na região.
Instrumento de ensino
Sendo professor, é natural que o aprendizado seja natural para o autor e usar o livro como um instrumento de ensino é um dos seus objetivos, já que eles serão distribuídos em escolas de Farroupilha para auxiliar na educação dos alunos. Além disso a partir desta semana Cardoso começará a ministrar oficinas de quadrinhos em escolas farroupilhenses.
Natural de Farroupilha, ele é formado em Publicidade e Propaganda pela UFRGS, tem também especialização em Marketing pela FGV e mestrado em Administração pela UCS, onde no momento atua no corpo docente. Como ilustrador, desenvolve personagens para marcas e embalagens, trabalha com charges e cartuns para jornais e produz ilustrações para livros infantis.
O livro foi contemplado pelo Fundo Municipal de Financiamento à Cultura, de Farroupilha, o que oportunizou a sua impressão. Seu lançamento ocorreu no último dia 22, na cidade farroupilhense. Durante o primeiro sábado da 31° Feira do Livro de Caxias do Sul, dia 3 de outubro, houve também o lançamento na cidade, junto com uma sessão de autógrafos.
Para quem tem interesse em saber mais sobre o livro e sobre os projetos do professor, ele tem um blog, onde disponibiliza várias informações a respeito.
Texto: Alana Rodrigues
Imagem: Reprodução