Home office já era opção antes da quarentena

Home Office – Apesar do aumento exponencial do trabalho remoto devido à pandemia, algumas empresas já optavam por esse método em busca de inovação

Texto: Carolina Canton, Elisa Ambrosi e Thamires Bispo

Home office – equipe da Aposto Comunicação adotou o sistema

Equipe Aposto Comunicação produzindo em home office | Foto: Aposto Comunicação

Home office e distanciamento social

De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa Betania Tanure Associados (BTA), 43% das empresas adotaram o home office devido à pandemia do coronavírus. O site Valor Econômico ressalta que, nessa pesquisa, 60% das empresas veem a adaptação para o modelo home office como o maior desafio. Os outros 40% acreditam que seja mais desafiador o gerenciamento remoto de pessoas.

O home office teve crescimento significativo atualmente, por conta do distanciamento social. Mas essa modalidade não é uma novidade. Algumas empresas já a utilizavam, como é o caso da Aposto Comunicação, de Bento Gonçalves. Bruna Maria de Moura, co-proprietária da empresa,  conta que a agência já trabalhava assim há um ano e dois meses. “Quando pensei em ter uma agência, decidi que queria algo bem dinâmico, com uma ideia totalmente nova, até porque eu era pequena em relação aos concorrentes. Eu procurei fazer coisas diferentes e que estivessem ao meu alcance. Como não tinha um valor para injetar na empresa de início, comecei a trabalhar em casa e as coisas foram acontecendo”, relata.

O ritmo de trabalho da empresa é diferenciado e exclusivamente via home office, pois conta com parcerias que trabalham nos Estados Unidos e em Portugal. O designer Thiago de Moura é um dos parceiros e afirma que já tem experiência trabalhando de casa. “A editora em que eu trabalhava, em Porto Alegre, começou a fazer uma remodelagem do negócio. Terceirizaram alguns setores. Eu achei que seria mais interessante para mim, porque gosto mais da parte de produção. Então eu saí da empresa, criei meu CNPJ e continuei trabalhando para eles, mas em parceria. Eu tinha esse objetivo de ir para Portugal ter uma experiência diferente. Foi aí que as coisas se alinharam para o home office naturalmente”, afirma.

INFLUÊNCIA DIGITAL MUDA ROTINA GAÚCHA

Entrevista com Bruna Maria de Moura e Thiago de Moura

 

 

As vantagens e as desvantagens do Home Office

Quadro com vantagens e desvantagens do Home Office

 

Leia mais:
Conexão entre tecnologia, solidariedade e ciência, em tempos de pandemia
Lives são a alternativa adotada pelo setor musical
Esporte mais popular do planeta, o futebol sofre impacto da pandemia
Os 30 anos do super Nintendo fazem lembrar o Rei dos 16-Bits
Odisseia no espaço: telescópio Hubble completa 30 anos de lançamento

Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *