Grupo de estudantes do curso de Relações Públicas da UCS realiza série de oficinas sobre estratégias digitais com empresas do setor de turismo de Caxias do Sul
Um grupo de cinco alunas formado durante o estágio curricular obrigatório do curso de Relações Públicas da UCS e orientado pela professora Jussania Albé, realizou uma série de oficinas online em parceria com a Microempa (Associação das Empresas de Pequeno Porte do RS).
Quatro empresas e duas guias do setor de turismo de Caxias do Sul, associadas da Microempa, participaram do projeto. As oficinas, que foram desenvolvidas durante os meses de outubro e novembro de 2020, tiveram como base o tema Estratégias Digitais de Relacionamento e Aproximação. A partir deste ponto foram colocados vários temas para auxiliar as empresas em seu posicionamento digital, como: análise dos pontos fracos e fortes das empresas através da matriz SWOT, propósito de vida e propósito organizacional, público-alvo e persona, criação de artes para postagem nas redes sociais,
relacionamento e redes sociais.
Segundo a acadêmica Andressa Amestoy, uma das alunas que organizou as oficinas, o semestre com as empresas foi “de muito aprendizado e trocas positivas, tivemos uma oportunidade única de entregar para as empresas muito do que aprendemos ao longo do curso de Relações Públicas. Através de uma didática simples, seguido de algumas tarefas, durante as oficinas pudemos explicar para as empresas que um bom posicionamento digital é aquele que é alinhado com os valores, missão, visão e propósito da empresa”.
Para o Coordenador de Comunicação da Microempa, Fernando Graff, “as oficinas foram de extrema importância porque através dessa parceria houve a oportunidade da teoria ser colocada junto a prática, conseguimos entregar um conteúdo de valor para o nosso núcleo de turismo em um momento de pandemia, onde o cenário fez com que todos tivessem de se reinventar para continuar no mercado”.