Futuro dos jornais impressos
O início de setembro foi marcado por dois importantes eventos do universo midiático, que aconteceram na Capital da Ucrânia. O 64º Congresso Mundial de Jornais e o 19º Fórum Mundial de Editores abordaram assuntos como a mídia no universo digital e o futuro dos jornais impressos.
O diretor da Associação Mundial de Jornais e Editores de Revista (WAN-IFRA), Larry Kilman, divulgou dados relevantes do estudo World Press Trends que revelam números sobre o mercado consumidor de informação. De 2010 para 2011 e taxa de circulação de jornais impressos no mundo aumentou 1,1%. Nos últimos cinco anos o crescimento foi de 16% na Ásia, enquanto América do Norte e Europa tiveram queda de 16%.
A pesquisa também revelou que, apesar de 70% dos americanos visitarem sites de notícia, apenas 17% fazem isso diariamente.
Para o consultor de Mídia Marcio Garcia, hoje em dia é comum o público começar a ler uma matéria em um jornal impresso e concluí-la em um site. Isso é comprovado pelos números que mostram que entre os leitores de veículos informativos, 600 milhões acessam plataformas digitais e desses, 500 milhões consultam também veículos off line. Segundo ele, os jornais impressos irão se adaptar, sofrer mudanças, mas não serão extintos. O jornalismo online e off line tem, cada vez mais, a tendência de possuírem funções distintas.
Texto e foto: Alana Bof
Fonte: Site Nós da Comunicação