Fotografia que sentimos
“Nossas fotografias falam sobre nossas vivências”. Esta é a frase que José Zignani conduziu sua palestra aos fotógrafos e amantes da 8ª arte na manhã do dia 27 de novembro, durante a semana acadêmica.
Percepções
Há 13 anos trabalhando com fotografia social, Zignani conta que a atuação nesse ramo envolve várias qualidades e percepções do fotógrafo: “você precisa ver na cena um pouco de moda porque uma noiva, por exemplo, deseja se sentir uma modelo; é documental porque uma história é contada através das fotos e também jornalístico, já que o profissional captura momentos que passam despercebidos pelas pessoas”.
Trajetória
Zignani, ao falar de sua trajetória, conta que teve muita sorte, mas que apenas a sorte não é o bastante. “O que torna a fotografia tão dinâmica é a constante mudança de conceitos e novas técnicas, por isso é preciso investir, e é isso que vocês estão fazendo”, direciona aos acadêmicos de Fotografia.
“Quando eu comecei, tinha um estúdio pequeno, a cliente tinha que se trocar no banheiro quase em cima do vaso” conta, arrancando risadas. “Tudo que eu ia ganhando com o meu trabalho, investia nele”.
Mostrando o grande estúdio que conquistou com seu trabalho, o fotógrafo também comentou sobre profissionais que trabalham junto com ele falando da grande importância de ser assistente e poder observar o trabalho por trás das câmeras antes de se aventurar sozinho.
O fotógrafo não foi convidado, não está preparado para os acontecimentos, mas ele denuncia essas cenas através das vivências que teve, que resumem quem ele é. “O que você vivencia é o que te traz para o momento. É como o nosso reflexo, não tem como fugir”.
Zignani ao analisar as fotos mais marcantes de seu trabalho, percebeu que retrata muito as ligações entre pais e filhos. “O meu pai faleceu quando eu era pequeno, essa é uma história mal resolvida minha e eu percebi essas são as cenas que mais me marcam.”
Para o profissional, é importante pensar no tipo de história que se quer ele contar, pois o trabalho fica para as gerações e não para os clientes. “A fotografia faz sentido quando você registra uma expressão de emoção, um pai com chorando ao ver sua filha casar. Você consegue sentir quando uma cena bonita vai acontecer.”
José Zignani também explica que para ser desejado em um mercado concorrido é necessário definir seu público alvo, investir em seu negócio e no seu conhecimento, e tornar o seu nome uma grife. “É amando a fotografia que conseguimos bons frutos, confiando no que fazemos. Mas fazendo apenas por dinheiro, o trabalho fica banal.”
Finalizando a palestra, deixa a frase do fotógrafo Ansel Adams que explica bem o sentido de que a fotografia é o sentimento da cena capturado e eternizado:
“A fotografia é os momentos que você viveu, os livros que leu, as pessoas que amou.”
Texto: Kétlin Varela
Imagens: Hugo Araújo