Formas de produção de conteúdo foram discutidas no Digitalize-se
No dia 25 de novembro, sábado, no bloco L, ocorreu o “Digitalize-se! – Conexões Inspiradoras”, evento promovido pelos alunos da disciplina de Eventos, Cerimonial e Protocolo, do curso de Relações Públicas da UCS.
Com a proposta de oferecer vários workshops voltados para as redes sociais, os organizadores se dedicaram para tornar o evento possível. “Buscamos profissionais interessantes que trouxessem assuntos bacanas para o nosso público, e empresas parceiras, que acreditassem na nossa proposta, para tornar o nosso evento único”, declararam os organizadores.
O evento começou com a palestra da fotógrafa Lisa Roos, em que ela dava dicas de como tirar uma boa foto usando apenas um smartphone comum. “A maioria das fotos vistas em jornais e revistas hoje em dia são feitas por smartphones”, afirmou Lisa. Desse modo, a palestrante mostrou algumas fotos que ela mesmo fez utilizando apenas seu celular. Também ensinou que o segredo para uma boa foto está na visão do fotógrafo.
Depois de um break para o café da manhã, a palestra continuou com Lisa mostrando alguns aplicativos que auxiliam a tirar uma boa foto, como o Snapseed, a câmera e o próprio Instagram.
A tarde foi marcada por chuva, distribuição de sorvetes e mais workshops. O primeiro foi “Conteúdo para Redes Sociais” com Marcus Tonin, que trabalha com Marketing.
Um dos pontos mais importantes abordados na palestra, foi sobre as empresas definir uma persona para a empresa. Marcus afirma, “Você não consegue falar com todo mundo, por isso, é preciso conhecer o público e defini-lo. A persona age como um amigo desse público.”
Ele ainda destaca a importância do vídeo no marketing digital, e que as empresas precisam investir nessa ferramenta. Além de escolher os canais de distribuição. “Não disponha o conteúdo em apenas um cabal, pois os canais são terrenos alugados.”
Em seguida, rolou o workshop “Relacionamento e conteúdo nos meios de comunicação com Rodrigo Cosma, produtor de conteúdo para Rede Atlântida, Tá Vazando e Blog do Pretinho.
Rodrigo comentou alguns segredos de como conseguir clicks e de como garimpar pautas na internet. Também afirma que as pessoas adoram compilações de conteúdos. Segundo o produtor, o factual, o que faz parte da vida das pessoas, o que desperta curiosidade e drama, são alguns tópicos que instigam o leitor a clicar.
O último workshop foi “Facebook Ads/Novidades e Tendências” com Mariana Klein, da Petit Escola de Mídias Sociais. Ela conversou com os participantes sobre as variações de textos na criação de uma campanha. O ideal seria pensar em pelo menos quatro variações, um texto positivo, um negativo, um comercial e outro institucional, pois cada pessoa reage de forma diferentes às publicações.
Sobre o “Digitalize-se”, os organizadores ainda destacam “o evento nos deixa uma lição: a área de Relações Públicas, e da comunicação como um todo, é grandiosa e merece ter cada vez mais jornadas e assuntos interessantes no meio acadêmico.”
Texto: Daniel Lima e Milena Soares
Foto: Daniel Lima e Milena Soares