Feira sem fronteiras
Além de conhecer os cursos, a Feira das Profissões da UCS oferece para os estudantes a oportunidade de saber mais sobre os outros programas que a Universidade proporciona. São exemplos o Programa de Línguas Estrangeiras (PLE) e a Mobilidade Acadêmica. A procura por ambos está intensa.
No estande do PLE é possível fazer um teste virtual de conhecimento de línguas. Segundo Douglas Cardoso,que trabalha no setor, o alemão é um dos idiomas mais procurados, especialmente porque muitas cidades da região possuem descendência alemã. Além disso, o chinês possui uma boa procura pois desperta a curiosidade dos alunos.
No espaço dedicado a esclarecer dúvidas sobre os intercâmbios oferecidos pela UCS, há um jogo em que os estudantes sorteiam uma bandeirinha em meio as 10 mil produzidas, que foram feitas a mão. Quem adivinhar qual é o país e a sua capital, ganha um brinde.
Conforme a professora Luciane Stalivieri não se pensa mais em profissionais sem experiência internacional. “Fazer intercâmbio e conhecer línguas não é mais uma opção, é obrigatório”, comenta. Ela ressalta a importância de três pilares desenvolvidos em um intercâmbio: cultura, comunicação e línguas.
Durante a feira, o que mais chamou a atenção dos estudantes foi a presença de intercambistas de outros países no estande, falando, no idioma de origem, sobre suas experiências. Luciane frisou que a UCS é a única da região que oferece intercâmbio gratuito, ou seja, não é preciso continuar pagando o curso durante a realização das disciplinas fora do país. Segundo ela, Portugal e Espanha ainda são os locais mais procurados, especialmente porque grande parte dos estudantes não tem conhecimento em outras línguas.
Durante todo o ano, a central de atendimento da UCS oferece informações adicionais aos alunos que se interessam em viver novas experiências e aprender disciplinas em outros países.
Texto: Alana Bof e Fernanda Zanol
Fotos: Rodrigo Onzi
Com certeza, fazer intercâmbio deve ser uma experiência enriquecedora em diversos aspectos.