• Sobre
  • Trabalhe Conosco
  • Contato

Frispit | Comunicação UCS

  • Publicações
  • TV
  • Monografias
  • Rádio
  • Offset

Experiências de Milão

  • por Frispit
  • em Destaques
  • — 30 abr, 2013

A professora de Publicidade e Propaganda da UCS Alessandra Nora participou de uma maratona. “É como ir para Compostela, tem que fazer um treinamento antes”, brinca. Mas não era uma maratona de corrida. Na verdade, ela foi ao Fuori Salone, um evento paralelo ao Salão do Móvel de Milão. Entre os dias 7 e 14 de abril, ela percorreu as ruas da cidade italiana para visitar exposições espalhadas por prédios antigos e espaços públicos. E afirma que, literalmente, gastou a sola do sapato de tanto andar. O resultado não foi o fortalecimento muscular, e sim uma enxurrada de conhecimento. “É uma lavagem cerebral de ideias”, enfatiza.

A grande atração, que traz pessoas do mundo todo a Milão durante estes dias é o Salão do Móvel, o Isaloni, um dos maiores eventos de design do mundo. Mas para Alessandra ele era quase entediante em comparação com o Fuori, que possuía tantas atrações interativas. “É o legal para a área da comunicação”, diz a publicitária.

Durante o evento, desde grandes marcas, como Ebay, Panasonic, Apple; até pequenos artistas locam espaços em prédios abandonados ou ociosos, nos quais o aluguel não é muito caro. Depois, promovem uma reforma completa do local, criando um ambiente inusitado para lançar produtos e divulgar a marca durante o evento.

Alessandra ressalta que havia muitos tipos de produtos de diversas áreas expostos, como metais para banheiro, empresas de culinária, fabricantes de panelas, brinquedos, entre outras. “Eram exposições interativas, o que imaginar de tecnologia na área de marketing havia por lá.” Além dos ambientes decorados com esmero, que incluíam diferentes elementos como jogos de luzes e objetos com design inusitado, havia outros itens para chamar a atenção, como vídeos e interações com realidade aumentada.

O marketing sensorial, que faz as pessoas participarem de alguma ação, promovendo uma experiência, foi muito utilizado pelas empresas. A professora enfatiza que este tipo de estratégia é muito eficaz, pois faz com que a marca seja memorizada muito mais rapidamente do que por meio de anúncios publicitários.

Para além de querer aplicar localmente o que viu em Milão, Alessandra pondera que na publicidade o importante é compreender o contexto. Ela espera demonstrar a seus alunos que estas ações utilizadas no Fuori não poderiam ser feitas na região de Caxias do Sul, pois para trazer resultado elas precisam ser vistas por muitas pessoas. O Isalone atrai para Milão um público formador de opinião que faz valer a pena o valor investido no marketing. Alessandra calcula que as empresas gastavam mais de R$ 300 mil cada para as exposições.  “Os alunos reclamam que o cliente não quer fazer ações diferentes, mas tem que ter a ação na hora e no local certo. Esta é análise do salão que é importante ser feita”, finaliza.

Esta foi a segunda vez que Alessandra participou do Fuori Salone.

Confira na galeria de fotos abaixo mais fotos da professora Alessandra em Milão:


Leia mais: 

Admirável aprendiz

Muitos dias de intercâmbio

Texto: Sabrina Didoné

Fotos: arquivo pessoal / Alessandra Nora

Compartilhe nas suas redes sociais!

  • Compartilhar
  • Tweet
  • Pin
0shares

Tags: Alessandra NoracomunicaçãodesignExperiências de MilãoFuori SaloneIsalonimarcasmarketing sensorialprofessoraPublicidade e PropagandaSalão do Móvel

Posts Relacionados

  • Curso de Relações Públicas promove ação solidária para o Natal 30 nov, 2018
  • Reconhecimento como consequência 11 out, 2012
  • Control, cinebiografia do líder do Joy Division 8 jun, 2018
  • Novos equipamentos 9 jul, 2012

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • História anterior Lançamento do livro Bonja
  • Próxima história Palestra sobre voz
  • Rádio

  • Plano Geral

  • Último vídeo

  • Agenda

    janeiro 2021
    S T Q Q S S D
    « dez    
     123
    45678910
    11121314151617
    18192021222324
    25262728293031
  • TWITTER

    Tweets de @frispitucs Follow @TwitterDev
  • Nuvem de TAGS

    Agenda Combo Frispit Destaques Edição 1 Eu jornalista! Eventos Leia ainda Monografias Notícias Offset - cidadania Offset - ciências Offset - cultura Offset - esporte Offset - lazer Offset - tecnologia Offset – futebol Offset – games Offset – saúde Publicações Reportagens Especiais Rádio Sala de aula Sala de aula ao vivo Semana acadêmica Sem categoria UCS Web TV
  • Lista de Links

    • Blog da maria frô
    • Blog do Altamiro Borges
    • Blog do Esmael
    • Blog do Mello
    • Blog do Sakamoto
    • Blogueiras Negras
    • Brasil 247
    • Brasil de Fato
    • Carta Capital
    • clic RBS.com
    • Diário do Centro do Mundo
    • Empório do Direito
    • Escrivinhador
    • Estadão
    • Folha de S. Paulo
    • Geledes
    • Hariovaldo Almeida Prado
    • Jornal O Globo
    • Jornalistas Livres
    • Justificando
    • Le Monde Diplomatique – Brasil
    • Luis Nassifi – GGn
    • Mídia Ninja
    • Nocaute
    • O cafezinho
    • Outras Palavras
    • Portal da Imprensa
    • Prisma
    • RBA _Rede Brasil Atual
    • Revista Forum
    • Tá na Pauta
    • TVT – TV do Trabalhador
    • Ultrajano
    • Vermelho
    • Viomundo
  • RSS Notícias

    • AM: Total de pacientes transferidos para outros estados passa de cem
    • Nazismo: as mulheres comuns que viraram torturadoras da SS em campo de concentração na Segunda Guerra
    • Para Santos Cruz, Bolsonaro age com ?idiotice? ao invocar Forças Armadas
    • Coronavírus: Alemanha deve ampliar lockdown até fevereiro
    • Governo de SP alerta para falsas plataformas de pré-cadastro para vacinação
    • Como a autocompaixão e não a auto-estima é a chave para o sucesso
    • Vídeo mostra assalto em loja de conveniência de Ituiutaba (MG)
    • Governo do Amazonas começa distribuição de vacinas para cidades do interior
    • TJ aumenta a condenação de Nego do Borel, acusado de humilhar motorista
    • China enfrenta pior surto de covid-19 desde março de 2020
  • INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOVAS NOTÍCIAS!

    Deixe aqui seu e-mail para ser avisado em primeira mão sobre as novas notícias do Frispit.
  • Parceiros

    Alguns direitos reservados, Frispit 2015