Experiências de Milão
A professora de Publicidade e Propaganda da UCS Alessandra Nora participou de uma maratona. “É como ir para Compostela, tem que fazer um treinamento antes”, brinca. Mas não era uma maratona de corrida. Na verdade, ela foi ao Fuori Salone, um evento paralelo ao Salão do Móvel de Milão. Entre os dias 7 e 14 de abril, ela percorreu as ruas da cidade italiana para visitar exposições espalhadas por prédios antigos e espaços públicos. E afirma que, literalmente, gastou a sola do sapato de tanto andar. O resultado não foi o fortalecimento muscular, e sim uma enxurrada de conhecimento. “É uma lavagem cerebral de ideias”, enfatiza.
A grande atração, que traz pessoas do mundo todo a Milão durante estes dias é o Salão do Móvel, o Isaloni, um dos maiores eventos de design do mundo. Mas para Alessandra ele era quase entediante em comparação com o Fuori, que possuía tantas atrações interativas. “É o legal para a área da comunicação”, diz a publicitária.
Durante o evento, desde grandes marcas, como Ebay, Panasonic, Apple; até pequenos artistas locam espaços em prédios abandonados ou ociosos, nos quais o aluguel não é muito caro. Depois, promovem uma reforma completa do local, criando um ambiente inusitado para lançar produtos e divulgar a marca durante o evento.
Alessandra ressalta que havia muitos tipos de produtos de diversas áreas expostos, como metais para banheiro, empresas de culinária, fabricantes de panelas, brinquedos, entre outras. “Eram exposições interativas, o que imaginar de tecnologia na área de marketing havia por lá.” Além dos ambientes decorados com esmero, que incluíam diferentes elementos como jogos de luzes e objetos com design inusitado, havia outros itens para chamar a atenção, como vídeos e interações com realidade aumentada.
O marketing sensorial, que faz as pessoas participarem de alguma ação, promovendo uma experiência, foi muito utilizado pelas empresas. A professora enfatiza que este tipo de estratégia é muito eficaz, pois faz com que a marca seja memorizada muito mais rapidamente do que por meio de anúncios publicitários.
Para além de querer aplicar localmente o que viu em Milão, Alessandra pondera que na publicidade o importante é compreender o contexto. Ela espera demonstrar a seus alunos que estas ações utilizadas no Fuori não poderiam ser feitas na região de Caxias do Sul, pois para trazer resultado elas precisam ser vistas por muitas pessoas. O Isalone atrai para Milão um público formador de opinião que faz valer a pena o valor investido no marketing. Alessandra calcula que as empresas gastavam mais de R$ 300 mil cada para as exposições. “Os alunos reclamam que o cliente não quer fazer ações diferentes, mas tem que ter a ação na hora e no local certo. Esta é análise do salão que é importante ser feita”, finaliza.
Esta foi a segunda vez que Alessandra participou do Fuori Salone.
Confira na galeria de fotos abaixo mais fotos da professora Alessandra em Milão:
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Texto: Sabrina Didoné
Fotos: arquivo pessoal / Alessandra Nora