Estudo sobre redes sociais é realizado por grupo de alunos do curso de Relações Públicas da UCS durante o estágio curricular obrigatório
Um grupo de alunos estagiários realizou no decorrer do semestre um estudo sobre as redes sociais do curso, que embasou o processo de diagnóstico e direcionou o planejamento das ações a serem desenvolvidas. O grupo teve a oportunidade de assumir o Facebook e o Instagram do curso, desenvolvendo conteúdo, produzindo imagens e promovendo a interação. A prática, associada aos conhecimentos desenvolvidos ao longo do curso, permitiu conhecer de perto a rotina de um social media. O projeto foi desenvolvido durante o estágio curricular obrigatório com a orientação da professora Vanessa Roveda.
Inicialmente o grupo de acadêmicos fez um diagnóstico sobre as redes sociais do curso, onde analisaram as publicações que obtinham maior ou menor engajamento por parte do público, a partir desses dados procuraram entender os porquês por detrás das curtidas, comentários e compartilhamentos. A próxima etapa foi fazer uma redefinição dos conteúdos, identificar o público-alvo e também construir a persona das páginas.
Através das postagens, que eram realizadas semanalmente, os alunos procuraram mostrar o dia a dia do RP trazendo dicas de profissionais da área. Além disso, simplificaram a linguagem utilizada nas páginas para que as pessoas entendessem de maneira fácil quem é o profissional de Relações Públicas.
A aluna Caroline Panigas, que participou do projeto, afirma que “o estágio nos mostrou um outro lado de produção de conteúdo em redes sociais, assumimos as páginas do curso e tivemos uma vivência por trás dos bastidores. Muitas vezes pensamos que é só produzir uma arte ou um texto, mas a verdade é que existe todo um contexto por trás de cada postagem feita. Tivemos que criar estratégias, estudar sobre os conteúdos e a linguagem que iríamos utilizar para conseguir atingir os públicos que desejávamos”.