Estudantes da UCS participam do Festival de Cinema de Brasília
Três estudantes de jornalismo da UCS voaram até Brasilia para participar do 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que aconteceu nos dias 20 à 27 de setembro. Além de prestigiar o evento, Rodrigo de Marco, Ronaldo Velho Bueno e André Luiz Melo produziram uma série de reportagens e entrevistas durante os quatro dias do Festival.O destino do material é integrar o conteúdo do Cine8, coletivo que dará luz ao cenário audiovisual independente da Serra Gaúcha.
O estudante Rodrigo de Marco, que está no último semestre do curso de jornalismo, comenta que a experiência foi muito boa para o grupo. “Me chamou bastante a atenção os protestos contra o governo Temer, praticamente em todas as sessões acontecia manifestações com salas lotadas. Eu vejo como um fator positivo, porque mostra que cineastas, diretores, atores e público estão juntos”, destaca.
Com o intuito de oferecer diferentes visões da produção cinematográfica brasileira, o Festival de Brasilia exibiu 41 filmes no total, sendo 9 longas e 12 curtas e médias na mostra competitiva e outras 20 produções em mostras paralelas. O evento contou também com sessões especiais, encontros, palestras, seminários, debates e lançamentos. O prêmio de melhor filme ficou com “A cidade onde envelheço“, premiado também nas categorias de Melhor Direção, Atriz e Ator Coadjuvante.
Cine 8
O coletivo Cine8 surgiu da ideia do estudante de Jornalismo Ronaldo Velho Bueno, compartilhada com o publicitário André Luiz Melo, que o ajudou a construir o projeto. Logo depois, Rodrigo de Marco e Lucas Araldi foram convidados a participar. O grupo já está desenvolvendo o material para alavancar o cinema brasileiro independente e principalmente regional. “O principal objetivo é dar visibilidade para cineastas aqui da Serra, proporcionar espaço para divulgação de trabalhos de curtas e longas. O foco é no cinema independente, e claro, expando para toda América Latina. Vamos ter entrevistas com profissionais de diferentes países”, revela o estudante Rodrigo De Marco.
Agora, os quatro integrantes do Cine 08 vão transformar toda vivência do festival em conteúdos diferenciados e exclusivos sobre o cinema brasileiro, com fontes de todo Brasil e também dos países vizinhos. O coletivo está com o projeto em andamento, com divulgação via Facebook. No final deste ano, também estará disponível o site do Cine 08, que vai contar com reportagens, colunas e entrevistas com a participação de profissionais em colunas quinzenais, com o assunto cinema.
Texto: Natália Zucchi
Foto: Divulgação
- 27/09/2016 Crédito: Carlos Moura/CB/D.A Press. Brasil. Brasília – DF. Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília.