Encontros e despedidas
O título deste texto é uma música escrita por Milton Nascimento que poderia ser a trilha sonora dessa última semana que passou. Muitos amigos foram embora, ao mesmo tempo em que outras pessoas chegaram. Acredito que esse momento do adeus, sem saber quando você verá aquela pessoa novamente e tendo consciência que ela mora a milhares de quilômetros de distância é a sensação mais estranha de um intercâmbio. É triste, mas ao mesmo tempo é muito legal saber que agora você tem amigos espalhados pelo mundo e que as próximas viagens serão marcadas por reencontros.
Para marcar a despedida do pessoal, eu e minha roommate fizemos cachorro-quente à moda brasileira no nosso apartamento. Além de idas ao aeroporto, nossa semana também foi marcada por passeios pelas ruas de Montreal, para apresentar a cidade para duas amigas brasileiras que chegaram e estão hospedadas aqui em casa.
É difícil escolher qual o lugar por aqui com os enfeites natalinos mais lindos. Eu cheguei à conclusão de que se eu tivesse nascido por essas terras do norte, acreditaria em Papai Noel até hoje, porque além da decoração e das músicas natalinas que tocam nas ruas em caixas de som instaladas em cada esquina, é possível encontrar duendes andando de bicicleta na rua, com caixas de correio portáteis recolhendo as cartas das crianças. É encantador.
No meu último dia completo no Canadá fui visitar uma cidade aqui perto chamada Mont-Tremblant. Lá eles têm uma estação de esqui enorme. A cidade parece uma vila de casas de brinquedo, você se sente dentro de um filme de natal. O único problema é que lá estava muito frio, e nós tínhamos que ficar entrando e saindo dos lugares para nos manter aquecidas. Mas eles são realmente muito prevenidos em termos de estrutura, porque até lareira ao ar livre era possível encontrar.
E para concluir, nesse meu último diário de bordo, deixo a lista dos dez pontos turísticos que mais me encantaram em Montreal, para quem vier um dia visitar a cidade. E assim fechei com chave de ouro meu intercâmbio. Foi uma experiência muito enriquecedora e aconselho para todos que têm condições que se deixem aventurar morando fora do país, nem que seja por alguns meses. Não é apenas uma língua estrangeira que você aprende, mas outros estilos de vida e outras culturas. Definitivamente, você desfaz inúmeros estereótipos sobre os outros países e se fascina com a variedade histórica e cultural da humanidade.
Top 10 – Montreal
- Basílica de Notre Dame de Montreal
- Museu de belas artes (Beaux-Arts)
- Old Port
- Oratório San Joseph
- Parque e bélvedere Mont Royal
- Biodôme
- Museu do Holocausto
- Grévin – Museu de Cera
- Museu do Chateau Dufrense
- Grande Bibliotheque
P.S : visitei o jardim botânico durante a exposição de esculturas de plantas e achei realmente magnífico. Colocaria ele como o primeiro da lista. Porém, essa exposição é itinerante, não acontece todos os anos. Por isso, não sei como é o lugar sem a exposição.
Obrigada a todos que me acompanharam até aqui. Confiram as fotos:
Texto e fotos: Alana Bof