Em busca de impacto
Números, mídia e imagens. Muitas imagens. Foi isso que a pesquisa encomendada pelo Google à Ipsos Brasil e à Millward Brown Brasil. A pesquisa revelou que o vídeo é o maior responsável pelo impacto de uma campanha publicitária. Foram investigadas 12 peças de diferentes segmentos e marcas e o resultado foi que a eficácia da produção para a TV e online chega a 72%.
Os números são consequências da mudança de hábitos no consumo da informação pela população. Em um segundo estudo foi percebido que 74% dos brasileiros entre 16 e 49 anos estão conectados, sendo que 45% possuem smartphone, aumentando o índice de conexão ininterrupta.Quanto ao impacto do vídeo, a televisão ainda é o meio que mais atinge pessoas, ficando com 54% e o online, 46%. Mesmo os vídeos online apresentarem resultados aproximados de impacto com a TV, os investimentos são desequilibrados.
Segundo Maria Helena Marinho, líder na área de pesquisas de mercado do Google no Brasil, as marcas devem criar um estratégia multiplataforma. “Pensar em TV e vídeo online, separadamente, nos planos de Mídia, já não faz mais sentido. Uma estratégia integrada de vídeo (vídeo tradicional/TV + vídeo online) movimenta 40% mais impacto de Marca/Comunicação e 30% mais recall de marca do que uma estratégia só de vídeo tradicional”, afirma.
Texto: Carina Santos
Foto: Hugo Araújo