Domingo para o futuro
Foi um domingo atípico na Universidade de Caxias do Sul (UCS), pois cerca de 3500 candidatos aguardavam para fazer o vestibular de inverno da universidade. Isso porque, segundo o reitor Isidoro Zorzi, houve uma taxa de abstenção de 8,89% . Além da Cidade Universitária, as provas foram realizadas nos campi de Bento Gonçalves, Vacaria, Canela, Farroupilha, Nova Prata e São Sebastião do Caí.
O concurso iniciou às 13h30, o que gerou uma intensa movimentação nos arredores do campus de Caxias. Antes do início da prova, o Frispit Portal conversou com alguns vestibulandos. Era o primeiro vestibular de Pedro Henrique Bacchi, 18 anos, e o curso escolhido foi nutrição. “Faço musculação desde pequeno, e a nutrição ajuda nos esportes,” diz ele. Já Cristina Barbieri, 24 anos, havia realizado a prova outras vezes, mas só agora optou pelo curso que sempre quis. Vinda de Farroupilha, Cristina estava pronta para tentar entrar no curso de Pedagogia.
Os candidatos não demonstravam nervosismo diante do vestibular. Grégori Sousa, 19 anos, veio com as “melhores expectativas” sobre a prova para poder iniciar o curso de “Publicidade e Propaganda” no segundo semestre do ano.
Ansiedade e Companheirismo
Assim como os estudantes possuíam suas expectativas, os pais que vieram acompanhá-los também. Breno Morello aguardava sua filha Bárbara Morello, 17 anos, que prestava vestibular para os cursos de Jornalismo e Biologia. Vindos de Nova Prata, o pai ainda conta que os dois aproveitaram para passear pela cidade.
Enquanto alguns esperavam ansiosos seus filhos realizarem a prova, outros assistiram a sessão de cinema exibida pelo UCS Cinema. O filme em cartaz era “Até que a Morte nos Separe”. Não era o caso de Maria Inês Nava e seu marido, que apoiavam Davi André Nava Andreazza, 17 anos. O apoio era tanto que a mãe de Davi disse estar mais nervosa do que o filho.
Fim de Prova
Quando o relógio marcou 15h30, os primeiros estudantes começaram a deixar as salas após a prova. Marina Wasen, 17 anos, foi uma das primeiras a sair. A jovem havia prestado o vestibular para dois cursos de comunicação social: “Publicidade e Propaganda” e “Fotografia”. A estrutura da UCS foi o que a motivou para vir à Caxias e deixar sua cidade atual, Lajeado. Ainda que seus pais se preocupassem com o fato dela vir morar sozinha, ambos apoiavam a escolha dos cursos.
O tema da redação deste vestibular foi a ONG “Paz sem Fronteiras” ou os conflitos entre gerações, segundo Ana Cláudia Ribeiro, que tentava passar no concurso para cursar administração. Os vestibulandos pareciam estar preparados, pois todos com os quais a equipe do Frispit Portal conversou não consideraram a prova difícil.
Ao fim da tarde, todos iam para casa na busca do gabarito da prova, que seria disponibilizado às 19h do domingo. Para a alegria daqueles que realizaram o vestibular de inverno, a lista dos aprovados já foi liberada pela universidade.
Texto: Diúlit Oldoni, Maíra Moraes e Mayara Bergamo
Fotos: Hugo Araújo