Disciplina de Jogos Organizacionais II do curso de Relações Públicas da UCS desafia alunas a estreitar laços e engajar o público interno da Orquídea Alimentos através de parceria com empresa de facilitações e jogos estratégicos
Durante a disciplina de Jogos Organizacionais II do curso de RP da Universidade de Caxias do Sul, ministrada pela professora Jussania Albé, as alunas foram desafiadas a aprimorar suas habilidades com jogos estratégicos para empresas. O cliente dos acadêmicos que embarcou nesta jornada de gamificação para obter maior engajamento e melhoria na qualidade dos relacionamentos internos, foi a Orquídea Alimentos. As alunas também contaram com a parceria da Mr. Wolf, empresa da capital gaúcha Porto Alegre, especializada no desenvolvimento de estratégias e jogos colaborativos para organizações.
Primeiramente, as alunas dividiram-se em grupos e criaram empresas que ofereciam soluções para organizações através dos jogos. O que incluiu o desenvolvimento de um site, como o da empresa “RPlay”, criado pelas alunas Adriana Monteiro Arrial, Luano Piano e Renata Chaielen Tres.
Também foram desenvolvidos durante a disciplina dois jogos organizacionais para a Orquídea Alimentos. O primeiro jogo tinha como público alvo as embaixadoras da empresa que atuam nas redes sociais, e o segundo teve como objetivo intensificar o propósito e a política de qualidade da empresa para os colaboradores.
A aluna Adriana Monteiro Arrial conta que, “houve dedicação em cada etapa e a recompensa foram os elogios e aprendizados que obtivemos durante o semestre. Provamos para nós mesmas que somos capazes de aceitar os desafios do mercado e cumpri-los com sucesso! Sempre ouvimos que é na Universidade que devemos nos testar. Com certeza, na disciplina de Jogos Organizacionais II fizemos isso”.
Erica Kiechle, da Mr. Wolf, conta que o time da empresa ficou “totalmente encantado com o envolvimento da turma e da professora na criação dos jogos. Desde o primeiro encontro que participamos vimos o brilho nos olhos das alunas. Todas estavam dispostas a estar ali, participar, ouvir e criar. Também sentimos uma coragem presente no grupo, que queria experimentar e entrar de cabeça nesse desafio de criar jogos com o objetivo real de promover maior relacionamento entre os públicos de uma empresa. Acreditamos que os jogos estratégicos são um caminho de aprendizado, troca e resoluções de problemas, e ficamos super felizes de ver o tema sendo colocado para os alunos durante a trajetória na Universidade”.
Clique no link abaixo e acesse a página criada pelas alunas para a empresa de jogos organizacionais “RPlay” que foi desenvolvida durante a disciplina: https://adrianaarrial.wixsite.com/rplay