Dia para saudar a MPB
Pela primeira vez na história, hoje, 17 de outubro, é comemorado oficialmente o Dia Nacional da Música Popular Brasileira. A lei que criou a comemoração foi sancionada no dia 10 de maio de 2012 pela presidente Dilma Rousseff.
A escolha da data é uma homenagem à pianista, regente e compositora Chiquinha Gonzaga, que nasceu neste dia. Ela é considerada por alguns críticos de música uma das fundadoras da MPB, sendo a responsável por disseminar o acesso à música erudita. Além disso, participava de lutas sociais como o abolicionismo e a proclamação da república. Este ano, completa-se 165 anos de sua morte.
Mais MPB:
A maior enciclopédia, disponível em versão online e impressa, sobre a MPB é o dicionário Cravo Albin de Música Popular Brasileira. O objetivo é recuperar e deixar acessível a todos a história da música brasileira. Ele foi iniciado em 1995 pela PUC-Rio e retomado em 1999 pelo Ministério da Cultura, por meio da Fundação Biblioteca Nacional. Com dados sobre diversos cantores brasileiros, o dicionário recebe críticas, sugestões e está em constante atualização. Todas as informações são verificadas pelos membros da coordenação do projeto.
Ele pode ser acessado no link.
Texto: Alana Bof