Desmatamento na Amazônia é 220% maior
No último mês de Agosto, a Amazônia Legal perdeu 522hm² de floresta por conta do desmatamento. Em relação ao mesmo período do ano passado, a devastação foi 220% maior, além disso, este é o maior índice de perda de floresta em 2012. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), após as medições feitas pelo Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter).
O estado que mais sofreu com as derrubadas foi o Pará, que perdeu 43% da área verde. Em seguida, está o estado do Mato Grosso com 40%. De acordo com INPE, a parte da floresta coberta por nuvens era de apenas 4%, o que torna os dados bem próximos da realidade. O alerta emitido pelo Deter repercutiu internacionalmente no blog na revista cientifica Nature.
Não faltam projetos para conscientizar a população sobre a importância que a Amazônia tem para o mundo. Em Julho o Google lançou diversos vídeos, com fotos tiradas por satélites, sobre as mudanças na Terra ao longo de 40 anos. Através das publicações é possível perceber questões como a urbanização, desmatamento e aquecimento global. Um dos vídeos trata especificamente de como o desmatamento está afetando a Amazônia e sobre o quanto isto é preocupante.
Texto: Luísa Biondo
Foto: sxc.hu
O que me deixa mais triste é saber que ainda existem pessoas tão idiotas que continuam desmatando sem nem ao menos sentir o peso na consiência.
O mundo está virando uma selva de concreto, só que os selvagens não são os animais e sim os homens, e o que nós fazemos? Lemos, assistimos, escutamos notícias sobre o assunto e tudo permanece igual, e quando falo de fazer algo e lutar por um mundo melhor, o que eu escuto?
” Ai Keli você é louca, você acha que isso ia adiantar?”
Por favor, o meio ambiente é interesse de todos nós, se não fizermos algo, se não lutarmos por ele, quem vai lutar?
Não sei quem me indigna mais, se é os IDIOTAS que desmatam sem parar, ou as pessoas que não acreditam que podemos impedir isso.