Comunicação estrelada
Há mais de 25 anos, a avaliação de universidades através da publicação Guia do Estudante vem se tornando referência no universo acadêmico nacional. Um trabalho que conta com análises de corpos docentes, projetos científicos e até mesmo estrutura dos cursos, tem grande relevância para muitos alunos na hora da escolha por uma universidade. E, na próxima edição do GE Profissões Vestibular 2016, que começa a ser veinculada a partir do dia 9 de outubro, a área de Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul tem grande destaque, com os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda recebendo quatro estrelas, e o de Jornalismo alcançando a pontuação máxima com cinco estrelas.
Esse resultado acaba por firmar cada vez mais a instituição como uma referência de ensino na área da Comunicação, onde os alunos usufruem de estruturas completas, incluindo salas de aula, estúdios e laboratórios e onde têm autonomia também para usar todo o material disposto. Para Álvaro Fraga Moreira Benevenuto Junior, coordenador do curso de Jornalismo, esse resultado se deve principalmente à competência e esforço exercidos pela equipe. Ele ressalta que “ser reconhecido em outras regiões além da Serra Gaúcha, saindo somente desse âmbito do interior, foi também relevante para alcançarmos esse resultado. Contar com professores atuando em pesquisas nacionais, levando o nome da Universidade para outros lugares, é uma maneira de aparecer, além da mídia que é uma grande aliada”, finaliza. Com essas cinco estrelas, o jornalismo da UCS volta a ser destaque nacional.
Com a futura mudança na grade curricular dos três cursos, espera-se que esse seja só o começo, e possivelmente, nas próximas edições todos os cursos da área terão suas cinco estrelas. É o que Marcelo Wasserman, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda, acredita e ainda completa “a solidez que o curso mantém é responsável por ter conseguido esse resultado e as novas mudanças previstas proporcionarão um cenário para que na próxima avaliação o curso esteja melhor ainda”, conclui. Dessa maneira quem sai ganhando são os universitários, que além de estudarem em um lugar preparado, terão um curso com mais reconhecimento.
Quem divide esse pensamento também é a professora Jussânia Albé, coordenadora do curso de Relações Públicas, que atribui essas quatro estrelas ao esforço e dedicação de um trabalho conjunto, orientado sobretudo pelo profissionalismo e compromisso com a qualidade na formação dos estudante. Para ela isso “é um estímulo para a continuidade do trabalho, e aumenta a responsabilidade em perseverar no caminho trilhado até aqui”, complementa.
Além do Jornalismo, outros dois cursos do Centro de Ciências Sociais também receberam cinco estrelas: Administração e Comércio Internacional. No total foram 59 ofertas avaliadas, que receberam de três a cinco estrelas, nas unidades universitárias de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Vacaria, Nova Prata, Canela, Guaporé e São Sebastião do Caí.
Texto: Alana Rodrigues
Imagem: Alexsandro Battistel