Comunicação + Cultura
Os alunos dos cursos de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul já podem anotar em suas agendas: o “Comunicação + Cultura” ocorre na próxima segunda-feira, 19 de agosto, no UCS Teatro. O evento, promovido pela Agência Experimental de Comunicação (AEC), consiste na aula inaugural do semestre. Ao contrário de aulas inaugurais anteriores, que tradicionalmente são apresentadas na forma de palestras com convidados especiais, a desse semestre será embalada por um formato “inovador”. Marliva Gonçalves, diretora da AEC, mantém sigilo sobre esse formato, mas promete que ele irá “comunicar através da arte”.
A “mudança de ares” da aula inaugural está em sintonia com o atual processo de vitalização do Centro de Ciências da Comunicação. Recentemente, toda a área de Comunicação da UCS, que abrange cursos, comunicação institucional, TV e rádio, foi unificada sob a direção de Jacob Raul Hoffman. Marliva, a antiga diretora, passou a assumir a coordenação da AEC (leia sua carta de “despedida” aqui), que se encontra em processo de crescimento (olhe atentamente para os ônibus da Visate que passam pela Universidade – o Portal Frispit está neles, e você pode entender essa história aqui).
Assim, o “Comunicação + Cultura” pretende, além de divertir e inteirar os alunos dessas mudanças, ser também um marco divisor de águas nesse processo. E a palavra-chave desse período de transformação é “engajamento”. Marliva explica que as novas campanhas e identidade visual do Centro buscam quebrar a passividade dos acadêmicos. Ela explica que os alunos muitas vezes têm a impressão de que a vida começa apenas no mercado de trabalho. “Como diz o professor Marcelo [Wasserman, coordenador do curso de Publicidade e Propaganda], às vezes parece que a universidade é o obstáculo para se chegar lá”, diz Marliva. Você já pode fazer a sua parte nessa nova etapa: está em andamento o concurso que vai definir o selo de 15 anos do curso de PP. Saiba como participar aqui. E para quem pensa que essa aula inaugural não é verdadeiramente uma aula, Marliva alerta: “Todos esses eventos são fonte de aprendizado”.
Texto: Pedro Rech
Imagem: Divulgação/AEC