Atalho para a Catalunya
Bolsas de estudo possibilitam a muitos estudantes a oportunidade de realizar um intercâmbio. Foi o que aconteceu com Deise Munaro, estudante do curso de Agronomia da UCS. Ela está na cidade de Lleida, na Espanha, desde agosto de 2012, e pretende ficar até julho de 2013.
A intercambista relata que, em apenas dois meses, seu nível de fluência do Espanhol já evoluiu muito. “A convivência ajuda muito e faz com que você aprenda com mais facilidade e mais rápido.” Confira abaixo mais sobre o que Deise contou na entrevista ao Frispit:
Frispit: Como surgiu a ideia de fazer intercâmbio?
Deise: Na verdade eu soube por meio de um site do Governo Federal, que havia bolsas disponíveis para um programa de intercâmbio em diversos países. Depois de ler o edital me interessei muito e achei que seria uma oportunidade única para mim. Inscrevi-me e fui selecionada, primeiramente pelo CNPQ e posteriormente pela Universidade selecionada na Espanha.
Frispit: Por que você escolheu a Espanha?
Deise: Primeiramente porque acredito que Espanha hoje está como um dos melhores países da Europa em desenvolvimento agrário, e teria uma ótima oportunidade de estudos neste país. Outro fato que também contribuiu foi o idioma ser similar ao Português, e como teria pouco tempo para me adaptar, teria menos dificuldades.
Frispit: Quais são as principais dificuldades encontradas até agora?
Deise: Como estou vivendo na Catalunya, o idioma que se fala aqui é o catalão. Tenho algumas aulas onde os professores falam somente neste idioma, isto dificulta o aprendizado e requer muita atenção e mesmo assim, muito não consigo entender.
Frispit: O que mais te surpreendeu na Espanha?
Deise: O que tem mais me surpreendido é o povo da Catalunya, que está vivendo agora um movimento independentista muito forte, querendo a independência da Espanha. Catalunya é hoje a comunidade autônoma mais rica da Espanha, com um bom desenvolvimento, superior às demais. Possui uma cultura riquíssima e totalmente diferente das outras comunidades espanholas, e um idioma próprio!
Frispit: Qual foi o fato mais marcante do intercâmbio até agora?
Deise: A visita que fiz ao castelo dos Cavaleiros Templários em Lleida. Foi muito marcante pois me encanta muito toda a história medieval como também das Cruzadas e dos Cavaleiros Templários. Foi uma sensação indescritível poder estar em um local onde toda história aconteceu.
Texto: Sabrina Didoné
Fotos: Arquivo Pessoal / Deise Munaro