Astros por trás das telas
Grandes nomes da história do cinema compõem sua trajetória detrás das câmeras.
Imagens, roteiro e fotografia fazem parte de uma das grandes artes mundiais, o Cinema. Para os cinéfilos que não apenas apreciam o trabalho dos astros e estrelas das telonas, mas também daqueles que estão por trás delas, não podem deixar de conhecer quais são os melhores diretores desta arte. Abrimos hoje a Série Astros do Backstage, onde abordaremos, ao longo de nove matérias, postadas semanalmente às sextas-feiras, a história de grandes diretores do cinema mundial.
Pedro Almodóvar deixou marcas pela sua ousadia. Sua forma de expressão mistura-se facilmente com as cores fosforescentes da arte. Suas tramas trazem a convivência de personagens de lados opostos provocando reflexão e tensão no espectador. A Pele que Habito, de 2011, foi um dos longas guiados pelo consagrado diretor.
Já Wood Allen, desde os primeiros passos, demostrou que sua carreira seria voltada para a comédia. Seus longas são marcados pela leveza e pela música. Apenas em 2005 o gênero dramático se torna evidente no filme Ponto Final- Mach Point.
Wes Anderson não fica para trás quando o assunto é direção de filmes. O diretor americano tem como marca a ironia, a estética apurada, e a nostalgia do passado. Seu jeito particular de ver o mundo o levou à disputa da estatueta mais cobiçada do mundo cinematográfico por diversas vezes.
Darren Aronofsky é reconhecido pela produção de dramas fortes e por uma bela fotografia. Ainda que tardio, o mérito veio com a direção de Cisne Negro, embora não tenha levado a estatueta para casa.
Outro que merece atenção nesse ranking é o diretor Alfonso Cuarón. O mexicano com vinte anos de carreira dirigiu séries e longas. O Oscar mais recente foi conquistado em 2014 com o filme Gravidade.
O diretor do filme O Estranho Caso de Benjamim Button, lançado em 2008, chama-se David Fincher e é famoso por dirigir videoclipes com Madonna, Michael Jackson, Aerosmith e, mais recentemente, Justin Timberlake seu estilo é sinônimo de suspense e investigação policial. Várias produções fizeram ele conquistar o Oscar, dentre elas a série House of Cards no ano de 2013.
Martin Scorsese também não pode ser deixado de lado. Seus trabalhos são marcados pela violência pelo uso de diversos palavrões. Dentre os grandes trabalhos estão O Touro Indomável, de 1980, e Good Fellas, de 1990.
O famoso Quentin Tarantino, que dirigiu o filme Pulp Fiction – Tempo de Violência (1994), não iniciou sua carreira com longas, mas sim, como ator e roteirista de diversas séries de televisão. Cenas de violência misturadas com o humor o diferenciam dos demais, roteiros com reviravoltas e situações imprevisíveis imprimem seu modo de produzir, e é por isso que ele está na lista nos melhores diretores da última década e também da história do cinema.
Nascido em Copenhague, na Dinamarca, o diretor Lars von Trier tem seu lugar garantido quando se fala em bons diretores. Com estilo único, ele se tornou conhecido após fundar, junto com Thomas Vinternberg o manifesto Dogma 95, no qual há 10 regras para a produção de filmes, como: não usar cenários, não usar banda sonora, usa apenas câmera de ombro, etc.
Independentemente da preferência por um gênero ou outro, aqueles que admiram o cinema não podem deixar de conhecer as produções desses diretores que por muitos, são considerados gênios da história do cinema. Convidamos a todos para seguirem conosco nessa viagem que se traduzirá em conhecimento sobre esses importantes diretores.
Texto: Francine Boff
Fotos: Divulgação