Alunos de RP desenvolvem programa de jogos organizacionais voltado à equipes comerciais
Durante a disciplina de Jogos Organizacionais II os estudantes do curso de Relações Públicas tiveram a oportunidade de realizar um trabalho prático com foco no desenvolvimento de jogos para uma equipe de vendas . A professora que ministrou a disciplina durante o semestre, Ana Cristina Fachinelli, relatou que “a intenção foi que os alunos entendessem o quanto os Jogos Organizacionais podem contribuir para a atividade de Relações Públicas. Os Jogos potencializam os efeitos da comunicação a partir de uma estratégia mais dinâmica e lúdica, com situações simuladas e desafiadoras”.
O treinamento elaborado pelos alunos contou com uma proposta de oficinas desenvolvidas semanalmente, de forma online, para estimular a criatividade dos participantes, que tinham que realizar tarefas como: dinâmicas e atividades online, mapeamento, desenhos e vídeos com a criação de histórias.
Para cada etapa dos jogos foi proposto um objetivo, de forma a estimular a criatividade dos participantes. As atividades envolveram aprimorar técnicas de vendas e improviso, aperfeiçoar a capacidade de dar e receber feedback, desenvolver as emoções em situações da rotina de vendedor, despertar o sentimento de curiosidade, instigar a percepção dos participantes sob a sua imagem perante os públicos, desde a intuição e a imaginação na hora de apresentar e vender um produto ou serviço.
A acadêmica Fabiana Salvator, contou que “a experiência foi muito valiosa, ainda mais pelo fato de termos realizado as atividades em tempos de pandemia, onde tivemos que nos afastar da Universidade. Então, elaborar este tipo de trabalho que nos traz à realidade, aprimora as nossas aptidões como acadêmicos e profissionais da área. Eu mesma pude aplicar algumas atividades de Jogos Organizacionais na própria empresa onde trabalho.”