Acadêmicas de RP desenvolvem planejamento para o Projeto Acolher
O Projeto Acolher, de Vacaria/RS, que atua com foco no amparo a mulheres vítimas de violência doméstica e conscientização sobre o assunto, foi tema de estudo na disciplina de Planejamento II do curso de Relações Públicas da UCS. O trabalho resultou em um planejamento de ações que visam garantir maior visibilidade ao projeto e promover o engajamento da comunidade.
A proposta da disciplina é desenvolver um trabalho prático, associado a uma proposta de caráter social, onde os alunos têm a oportunidade de criar um planejamento de comunicação com foco nas ações de Relações Públicas.
Com uma base bem estruturada, o Projeto Acolher atua com ênfase em três eixos centrais:
– Eixo Autoestima – tem o objetivo de realizar palestras sobre temas diversos que ajudem a mulher a elevar sua autoestima, sua confiança em si mesma e a perceber que há uma rede na qual pode confiar. As temáticas geralmente falam sobre feminismo, nutrição, automaquiagem, ioga, espiritualidade, entre outros.
– Eixo Capacitação – visa proporcionar técnicas artesanais para as mulheres.
– Eixo Renda – tem como finalidade realizar workshops com designers para desenvolvimento de produtos diferenciados dos que já existem no mercado aliando a suporte comercial para geração de renda.
Para a professora da disciplina Jussania Albé, “a oportunidade de trazer para a sala de aula um case como o Acolher permitiu ao grupo não só desenvolver conhecimentos específicos da disciplina, mas também vivenciar a realidade de uma situação ainda muito presente na sociedade”.
A acadêmica Andressa Amestoy comenta que foi muito gratificante a interação com a Analu da Silva, gestora do projeto de design social do Acolher, pois aprenderam sobre os processos ligados ao trabalho de acolhimento realizado por ela. “Observa-se que a região necessita de um projeto desses, pois nela ainda existe muito machismo. A dinâmica realizada para mapeamento de públicos e para conhecer as ações do projeto resultou em um planejamento repleto de ideias”, salientou.
Analu da Silva esteve na Universidade de Caxias do Sul três vezes a fim de apresentar a instituição, participar de dinâmicas com o grupo de alunas e prestigiar a apresentação do trabalho final. “Achei sensacional a proposta da disciplina que é trabalhar com um projeto social que já existe. A atuação com as acadêmicas de Relações Públicas me ajudou a olhar para algumas questões que eu não estava enxergando ainda. Achei muito rico o resultado final. As alunas trouxeram propostas que fortalecem o Projeto. Deu pra ver que elas abraçaram o projeto, engajando-se muito ao longo da produção do trabalho”, enfatizou Analu.
Foto: Victória Francisconi