Abrem-se as portas
Agosto. Mais um início de semestre. O primeiro para os bixos (que participaram do Precisamos Nos Conhecer); o último para os formandos; mais um para todos que estão nos trilhos da vida acadêmica. A palavra desse semestre é participação, segundo Marliva Gonçalves, coordenadora da Agência Experimental de Comunicação (AEC) da UCS. Participação que foi vista na inusitada aula inaugural do semestre, que ocorreu ontem (19), no Teatro do Bloco M.
Participação nos eventos, sala de aula, reuniões, ânimo e “brilho nos olhos”. Deixar a mediocridade de lado. Esses foram alguns dos temas em destaque na aula inaugural. Marliva e o novo diretor do Centro de Ciências da Comunicação (CECC) Jacob Hoffmann deixaram todos os estudantes que compareceram ao evento a par dos acontecimentos dos cursos de comunicação. “Temos um grande desafio, mas um desafio que nos enriquece,” disse Hoffmann sobre o que o futuro reserva para os acadêmicos. Ele acrescenta que “a comunicação está sendo pioneira,” por ser a primeira área integrada da universidade.
Outro ponto importante da aula inaugural trata da vitalização do CECC. Ela contará com a renovação de projetos como a Mostra Universitária de Comunicação (MUC), a Semana da Comunicação, a criação da Cartilha dos Bixos, a valorização do “Ouro da Casa” – pois de acordo com Marliva, “prata” é pouco – e até a transformação do Bloco T. Porém, a coordenadora da agência experimental ressalta que “o necessário para colocar tudo isso em prática são pessoas”. Algumas dessas produções serão realizadas pela AEC, outras nas próprias disciplinas dos cursos – como é o caso da Semana de Comunicação – mas todas elas dependem da colaboração dos acadêmicos como um todo.
Depois que Marliva e Hoffmann conversaram com os alunos, chegou a vez da surpresa da noite. Ao invés de uma palestra, comum em aulas inaugurais, o “Comunicação + Cultura” trouxe um grupo de teatro: o Cia Uêre. Eles exemplificaram aos alunos com esquetes aqueles exemplos que os mesmos não deveriam seguir. Na peça, os atores interpretavam candidatos mais do que medíocres que concorriam a uma vaga de emprego. Durante as perguntas com um fundo de suspense, eles respondiam as perguntas da entrevista: “Você participa de palestras?” “Sempre que tem brindes”, diz uma das personagens. O público ainda pode interagir com o mestre de yoga e a uma performance de paródia musical.
Em meio às apresentações ainda foram exibidos vídeos (você pode conferi-los aqui) produzidos sob o tema “Saia da Mediocridade”. A ideia do projeto veio da disciplina de “Projeto Experimental em PP I – Campanha”, ministrada pelo professor Marcelo Wasserman. Com base na ideia dos acadêmicos da disciplina, os estagiários da AEC de Publicidade e Propaganda adaptaram o roteiro e produziram os vídeos. Por meio das risadas, era perceptível a aprovação da produção por parte da plateia. Diego Reis, (19), estudante de relações públicas acredita que os vídeos mostram o que muitos pensam dos cursos, mas ao longo da universidade percebem que não era apenas aquilo. “Depois a gente entra vemos que a realidade é outra,” diz ele.
“Não vamos nos contentar com a média,” disse Hoffmann no início da aula inaugural. Após o evento, espera-se que os estudantes tenham deixado o Bloco M com o mesmo pensamento e prontos para iniciar mais um semestre de suas vidas. Com a mente aberta para as experiências que a universidade tem a oferecer.
Texto: Maíra Moraes
Fotos: Carolina Luchese e Maria Júlia Côrrea