A política no jornalismo
Com experiência em rádio, jornal impresso, assessoria de imprensa etc, Cassiano Farina, 31 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de Caxias do Sul, optou seguir na área da assessoria política.
Entre os anos de 2002 e 2003, Farina trabalhou na Rádio Viva AM de Bento Gonçalves. Depois, resolveu trancar a faculdade para se dedicar apenas à carreira musical, como baixista da banda Blackbirds. Em 2006 retornou à universidade. No ano de 2008 trabalhou no Jornal Semanário de Bento Gonçalves. De janeiro a junho de 2009 foi estagiário de comunicação do Sindilojas de Caxias do Sul. Por indicação de um professor do Centro de Ciências da Comunicação (CECC), em 2009 surgiu a oportunidade de trabalhar na assessoria de comunicação do então deputado federal Pepe Vargas. “Como sou filiado ao PT e tenho uma formação política sempre à esquerda, aceitei o desafio,” conta Farina.
Em março deste ano a presidente Dilma Rousseff convocou Pepe Vargas para ser Ministro do Desenvolvimento Agrário. “E ele nos convidou para integrar a equipe de Comunicação do Ministério,” lembra o assessor.
Desde abril deste ano, Farina trabalha em Brasília cobrindo pautas do Ministro e escrevendo sobre cases que envolvam agricultores familiares.
Texto: Cassiane Osório
Foto externa: Lucas Fagundes
Foto interna: Andrea Farias