A Caxias que surpreende estrangeiros
A francesa Marion Ferrand aterrissou no Brasil em maio para realizar um estágio de negócios exigido por sua universidade (3A – Escola Superior de Comércio Internacional e Desenvolvimento). Aproveitou para fazer intercâmbio na UCS, realizando três disciplinas muito proveitosas para ela. Cursa Comércio Internacional e está no 4º ano de estudos.
Marion conheceu alguns estrangeiros que foram para França, em Lyon, sua cidade natal, e fez uma amizade que a convenceu de que Caxias seria um belo destino. O estágio foi a oportunidade para conhecer a terra do carnaval, do samba e do calor. Mas, chegando por aqui, essa expectativa não se concretizou. Pelo contrário, Marion afirma que “a primeira vista Caxias é muito diferente do que imaginamos.” Ela percebeu que a cidade que escolheu para trabalhar, estudar e visitar tem um clima europeu, semelhante à sua origem, deixando-a à vontade e feliz.
Completando quase três meses de passagem pelo Brasil, Marion já visitou bares caxienses na companhia de seus amigos e colegas de trabalho, alguns pontos turísticos e cidades vizinhas, como Gramado. Elogiou a comida local e a hospitalidade das pessoas que conheceu e das que convive. “A principal diferença entre Lyon e Caxias é a relação das pessoas com o trabalho. Aqui o trabalho é algo muito importante, as pessoas vivem para trabalhar!”, relata.
Em relação à língua, Marion diz que treinou com um livro em aulas particulares semanais, durante seis meses antes da viagem. “Na verdade, só comecei a praticar e falar português quando cheguei aqui”, comenta. Durante a conversa com Marion percebe-se o seu esforço e a boa pronúncia que tem e que conquistou em tão pouco tempo.
A estudante permanece por aqui até setembro, e pretende visitar entre outros lugares a Soama, que conheceu por meio de amigos.
Texto: Taís Pellenz
Foto: Arquivo Pessoal/Marion Ferrand