8 situações que quem faz Comunicação conhece | Frispilist #04

Depois de você ter conhecido de verdade oito espaços bacanas do Campus Sede da UCS, agora a Frispilist muda um pouco sua temática. É hora deste futuro jornalista apresentar a você as oito situações que nós, comunicadores, vivenciamos bastante no cotidiano.

Um tópico que não está na lista, mas que é muito recorrente na vida de quem faz Comunicação é, sem dúvida, os questionamentos sobre a nossa folha de pagamento. “Poxa, tu vai ganhar pouco, né?”, é a réplica que mais ouço quando me perguntam sobre o que faço na UCS. “Jornalismo?!?! A notícia não tem hora pra acontecer e tu vai trabalhar no fim de semana, louco!”, também é fichinha, não preciso nem dizer…

Fato é que a ação de nos comunicarmos está presente no nosso dia a dia. Precisamos entender e sermos entendidos. Seja em uma ou outra instituição, os profissionais de Comunicação são essenciais. Ações precisam ser planejadas e divulgadas, em um trabalho que hoje em dia é integrado entre fotógrafos, jornalistas, publicitários e relações públicas.

1 – “Tu faz RP, vai lá!”

gif2

Para a Caroline Bandeira, estudante do 8° semestre de Relações Públicas, a situação mais comum vivenciada por ela e seus colegas de profissão, é a de duas pessoas precisarem falar com uma outra pessoa. Aí o alguém não quer falar com o outro e, então, o desafio é dado para o RP: “vai lá e fala tu, tu faz RP! Isso eu já ouvi muito, sério mesmo! 😤”, diz ela, indignada.

2 – “RP…?!?!”

04

“Já ouvi algumas vezes um ‘hmmmmm…’ depois de dizer que faço Relações Públicas. E aquele ‘hmmmmm…’ me deixa na dúvida: a pessoa achou legal que eu faço RP ou não tem nem ideia do que esse profissional faz?”. De qualquer forma, a Carla Gilioli, que está no 2° semestre, diz com sorriso no rosto que o planejamento de um RP é indispensável para qualquer corporação! 😀

3 – “Rola uma montagem?”

03

“Bah, faz uma montagem rapidinha aqui pra mim?”. Por serem criativos, inovadores, inteligentes e, é claro, manjarem de todas as ferramentas proporcionadas pelo Pacote Adobe (puxei uma sardinha legal agora 😜), os publicitários constantemente são procurados para quebrarem uns galhos “prozamigos”. “Se ainda não te pediram umas montagens, vão pedir, esperem”, afirma a Camila Bertuzzo, do 2° semestre de Publicidade e Propaganda.

4 – “Tu só vai desenhar?”

07

Também no 2° semestre de PP, o Cleber Zeferino ainda não precisou fazer muitas montagens no Photoshop e afins. Quando entrou na graduação, ouviu de algumas pessoas questionamentos do tipo: “tá, mas tu não passou em outra opção de curso?” e “tu vai desenhar produtos e trabalhar em escritório, é isso?”. “Também pediram se eu não fumava algo… 😂👽 “, comenta ele.

5 – “Vocês estudam?”

05

A comparação entre os cursos de Comunicação Social e os de Engenharia, por exemplo, foi e ainda é bastante vivenciada por Jaqueline Mostardeiro, que está no 9° semestre de Jornalismo. “Algumas pessoas acham que quem faz Comunicação não estuda, mas quem faz alguma Engenharia, sim”, comenta. 🎓

6 – “Tu não nega um barzinho, né?”

02

“Tu faz Jornalismo cara, gosta de conversar afu e não nega um barzinho, vai dizer?”. É um dos questionamentos que mais foram ouvidos pelo Estevan Daneluz, aluno do 6° semestre. Ele curte um bar, mas estuda e se mantém bem informado, é claro. 📚🍹

7 – “Rola uma foto?”

06

Ah, os fotógrafos… Eles são vítimas de seu talento entre os amigos, os colegas da graduação ou nas festas de família. Não há quem não peça pra eles fazerem uma “fotinho” marota. “Tu tem talento, faz pra nós? Pode ser que a câmera seja simples, precise apenas apertar o disparo, mas pra isso só pode o fotógrafo”, diz Bárbara Bassanesi, acadêmica do 3° semestre. 📷

8 – “Tá, mas e o trabalho?”

01

Colega da Bárbara, o Vagner Lovera, que está no 5° semestre, fala que sempre ouve, após dizer que é fotógrafo, algumas piadas de péssimo gosto. “Geralmente retrucam: tá, mas tu trabalha com o que? E eu fico tipo: Oi? 😨”

Somos comunicadores sim e com muito orgulho! Estudamos tanto quanto os profissionais das outras áreas e não há dinheiro no mundo que pague o prazer que o verbo “comunicar” carrega consigo. É com alegria que disseminamos as mais variadas informações para toda a galera, de maneiras diferentes e sempre com brilho nos olhos, é claro. No próximo dia 17 tem mais Frispilist, enquanto isso você pode acompanhar as outras três que já foram ao ar clicando aqui.

Texto: Matheus Teodoro

Imagens: Cindy Joiner e Matheus Teodoro (fotografia), Juan Ramirez (edição) e Tiago Fandinho (arte externa)

Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *