8 situações que quem é de Exatas já passou | Frispilist #06

Depois de você ter se identificado, ou até mesmo entrado no mundo da Comunicação ao ler as 8 situações que todo estudante dessa área já vivenciou, agora está na hora de saber como a parte tida como mais séria e estudiosa da universidade encara a vida acadêmica. Por isso, apresento a vocês a Frispilist mais “exata” até hoje escrita: 8 situações que quem é dessa área com certeza já passou.

Antes de começar, nós damos um bônus para você: uma playlist com uma temática totalmente ligada à essa temática e que de quebra ainda dão uma forcinha nessa reta final de semestre.

 Exatas from Frispit on 8tracks Radio.

Então, na escola você sempre era invejado por se destacar naquelas contas de matemática, nos balanceamentos químicos e até mesmo nas leis de física. Também há a possibilidade de seus pais, realmente, terem dado aqueeela forcinha na hora da escolha da futura profissão. Ou pode ser que você se sentia bem atraído por imagens como essa. Bom, independente da motivação, na hora da prova do vestibular você foi obrigado a responder problemas matemáticos, químicos e físicos e agora se tornou um assíduo frequentador dos blocos G, V e 71 aqui da UCS.

Bom, o que isso trouxe pra sua vida? Com certeza muito estudo, dor nas costas de tanto carregar livros e umas moedinhas a menos das muitas cópias já feitas na reprografia. Porém não é só de coisa ruim que um estudante de Exatas sobrevive, superação pessoal a cada semestre e a promessa de uma vida financeira estável a um canudo de distância, também fazem parte da rotina dessa “espécie”.

E sendo uma típica estudante de Comunicação, fui atrás, pesquisei e conversei com um pessoal que conta um pouco o que um aluno dessa área certamente já passou ou vai passar. Confere aí.

1 – “Episte… o quê?”

Você encara tranquilamente aquelas aulas de Cálculo 1 ou de Mecânica, já se tornou amigo do professor de Geometria Analítica, porém é só ouvir o termo “cadeiras básicas” que já sente um frio na barriga. O fato de disciplinas como Epistemologia, Universidade e Sociedade serem obrigatórias nem sempre é moleza como muitos pensam, principalmente por serem matérias que possuem diferentes interpretações e nunca são…exatas. Isso é o que conta Augusto Perini, do 2° semestre de Engenharia Mecânica.

giphy

“Paradigmas? “

2 – “Calculadora, minha velha amiga”

Deixar a calculadora em casa é um dos pecados que um estudante de Exatas não pode nem pensar em cometer, com o risco de a punição ser uma infernal dor de cabeça gerada pelas tentativas de calcular sem o instrumento. Além disso, o André Rodrigues estudante do 4° semestre de Engenharia de Produção, ainda comenta que as pessoas acham que o pessoal dessa área consegue calcular a massa do Sol de cabeça. Mas espera aí, não conseguem?

giphy (1)

“Não, eu não sei a distância até Plutão”

3 –  “Vocês fazem fiado?”

Sobrou aquelas moedinhas depois de aproveitar o Lanche UCS, daí você pensa que vai poder comprar umas balinhas ou aproveitar no bar depois na aula. Não, você não vai. Você vai gastar essas moedas e tantas outras mais em xerox, impressões e ainda assim possivelmente elas não serão suficientes, e aí você abrirá uma conta na reprografia.

giphy (4)

Era para o cafezinho”

4 – “Vida social? Não conheço”

Bem diferente do pessoal de Comunicação, os estudante de Exatas têm a fama de estudarem. E muito! Isso acaba acarretando uma outra fama: de eles não possuírem vida social. Devido à carga exaustiva de estudo, nem sempre acaba sobrando aquele tempinho pra relaxar no final de semana, o que acaba também sendo motivo de zoação pros amigos.

unnamed

“Ah, a festa de sábado…”

5 – “Mas isso não caiu na revisão”

Poxa, tudo o que você estudou na revisão, não caiu na prova. O drama universal que atinge a todos os estudantes, também arrasa com os estudantes de Exatas. Mas levando em conta toda a dificuldade que algumas disciplinas dessa área possuem, deve ser realmente preocupante quando os alunos recebem o teste em mãos.

unnamed (1)

O repórter é você, o chute é a prova

6 – “Meu Facebook não tá entrando”

Se você é mais precisamente da área de Tecnologias Digitais, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e afins, com certeza já teve um parente chegando de fininho com a intenção que tu resolvas algum “falha” no seu computador, celular ou até mesmo algum problema com as redes sociais. “Se tem alguém chegando no meu quarto, disfarçadamente, eu já sei que o que é”, comenta Alexander Lopes estudante de Programação de Jogos Digitais.

giphy (5)

“Resolvido o problema”

7 – “Nem reclama, tu vai ficar rico”

Obviamente todo mundo escolhe uma profissão e ingressa na faculdade com o objetivo de, além de exercer algo que goste, ganhar dinheiro. Porém a cobrança com os futuros engenheiros – só um dos muitos exemplos – é infinitamente maior. E ai deles se ainda reclamar da rotina cansativa, logo são bombardeados por frases como “tu vai ganhar dinheiro e ainda reclama?” e por aí vai.

giphy (3)

$$$

8 – “Cansei, desisto”

Em um determinado ponto da sua graduação, você vai levantar a cabeça, exausto, de cima de cinco ou mais livros e vai ver que aquilo não é pra você e vai querer desistir. Então vai pensar bem, e perceber que não se enxerga fazendo outra coisa, e vai voltar ~feliz~ para os estudos. Muito provavelmente ainda vai ter mais umas cinco dessas crises até a formatura.

unnamed (2)

“Deu pra mim”

É quase certo que poucos estudantes de Exatas estejam na internet nessa época do ano, afinal, fim de semestre já é puxado pra gente, imagina pra quem tem disciplinas como Álgebra Linear no currículo. Porém, as Frispilists continuam firmes e fortes e daqui 15 dias vocês conferem mais uma 😉
Você pode dar uma olhada nas outras Frispilists, clicando aqui.

Texto: Alana Rodrigues
Arte Externa: Tiago Fandinho
Imagens Internas: Reprodução/ Giphy

Compartilhe nas suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *